Conecte-se conosco

Política

Advogadas negras na política conheça algumas dessas guerreiras.

Publicado

em

Em ano de eleições municipais e no mês conhecido como julho das Pretas, advogadas negras, descendentes de famílias quilombolas, colocam seus nomes à disposição como pré-candidatas a vereadoras por diferentes cidades de Mato Grosso do Sul.

Membros da ANAN (Associação Nacional dos Advogados Negros), as pré-candidatas e juristas terão como principal bandeira o avanço racial para além do mundo jurídico.

A candidatura dessas mulheres pretas ressalta a importância da representatividade em diferentes esferas, uma vez que a inclusão dessas mulheres na política não é apenas uma questão de justiça social, mas sim, a possibilidade de uma eficácia política, já que a diversidade resulta em políticas públicas abrangentes que beneficiam toda uma coletividade, vista com os olhos de marginalização por parte da sociedade.

O combate ao racismo, sexismo, misoginia da raça, a quebra de estereótipos, o desenvolvimento e empoderamento econômico, por meio do cenário político são objetivos que motivam as nobres Dras. A Constituição Federal de 1988 prevê que os poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) são independentes e harmônicos entre si, desta forma o notório saber jurídico das mesmas pode ser considerado uma valiosa contribuição aos seus representados.

É fato que dentro da história do estado de Mato Grosso do Sul, é ínfimo dentro dos municípios o registros de representantes negras femininas nas câmaras municipais, isso é reflexo do racismo estrutural, o qual as juristas desejam debater às respectivas mesas, trazendo à luz da sociedade a importância da equidade para o cenário atual e futuro de seus municípios.

Dra. Eva Patrícia do PT – Dourados, descendente de família quilombola da comunidade Desidério Felipe de Oliveira, contadora, bacharel em direito, mestrado em fronteiras e direitos humanos UFGD/Fadir.

Dra. Eugenia Portela do PSB – Campo Grande, docente da UFMS, doutora em Educação e Bacharel em Direito.

Dra. Rayana Benedita do UNIÃO – 28 anos natural de Campo Grande, advogada, pós-graduanda em Direito e Cultura Afro Brasileira, pós-graduação em Gestão em políticas públicas pelo INA (Instituto Nacional da Educação), membra da Black Sister Law.

*Dra. Nayara Forteles do PT – Dourados, Nayara Fonteles, 29 anos, mãe, graduanda em Direito pela UFGD, membra e ativista em defesa das Comunidades Tradicionais de Terreiro, Produtora Cultural.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook