Campo Grande

Com planejamento e organização, Campo Grande já aplicou mais de 86 mil doses de vacina de forma ágil e transparente

Publicado

em

Campo Grande iniciou a imunização emergencial contra a Covid-19 no dia 19 de janeiro, menos de 12 horas após o primeiro lote de vacinas enviado pelo Ministério da Saúde chegar a Mato Grosso do Sul. Através do planejamento e organização, o Município tem conduzido o processo de imunização de forma célere e com total transparência, assegurando o atendimento à população. Até este sábado (20) foram 60.550 pessoas vacinadas, sendo que 25.551 já receberam a segunda dose, totalizando 86.101 doses aplicadas.
A primeira etapa da vacinação abrangeu trabalhadores da saúde das unidades da rede municipal de saúde, hospitais, serviços de urgência, funerárias, idosos asilados e pessoas com deficiência com mais de 18 anos institucionalizadas. A condução e organização da vacinação de idosos asilados, inclusive, trouxe reconhecimento a Campo Grande como exemplo de eficiência por integrantes da Frente Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa.
  Em apenas dois dias mais de 1 mil pessoas, entre idosos e trabalhadores da saúde, das 27 instituições de longa permanência de idosos (ILPIs) do Municipal foram imunizadas contra a Covid-19.  A Capital foi uma das primeiras cidades do País a atingir a cobertura de 100% de imunização deste público.A fim de evitar aglomerações nas unidades e dar segurança ao processo de imunização, a Capital tem estabelecido cronogramas diários para atender o público prioritário, levando em consideração o número de doses recebidas a cada nova remessa para atendimento de cada faixa etária. O Município foi um dos primeiros do País a iniciar a imunização de idosos com mais de 80 anos. O cidadão campo-grandense conta com 56 pontos de imunização espalhados pelas sete regiões da cidade, incluindo um serviço de Drive-thru em funcionamento no Parque Ayrton Senna, que tem atendido aproximadamente 850 pessoas por dia. Em média, Campo Grande tem vacinado 3 mil pessoas por dia em todos os pontos de imunização. O Município também mantém alguns pontos de vacinação estratégicos abertos aos sábados para aqueles que eventualmente não conseguiriam compareceram em um dos locais de imunização na data indicada, possam se vacinar.Até a última quarta-feira, dia 17, a Capital havia recebido 100.480 doses de vacina, sendo 82.780 da Coronavac e 17.700 da Astrazeneca-Oxford.  O Município já utilizou mais de 85% das doses recebidas, considerando que até o momento foram aplicadas 86.101 doses, entre D1 e D2, sem contar com o quantitativo de reserva. Na última quinta-feira, dia 18, o Município recebeu mais 20.460 doses para dar prosseguimento a campanha de vacinação.Neste sábado, Campo Grande encerrou mais uma etapa de imunização onde foram contemplados idosos com 78 anos ou mais, trabalhadores da saúde com 50 anos ou mais e dentistas, auxiliares, farmacêuticos, bioquímicos e técnicos e auxiliares com 40 anos ou mais.A partir de segunda-feira, dia 22, começam a ser vacinados idosos de 73 a 70 anos, conforme calendário estabelecido pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). 


Transparência
O Município desenvolveu um sistema onde é possível acompanhar o processo de imunização em tempo real. Os dados são compartilhados, inclusive, com o Ministério Público Estadual (MPE).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bombando no site

Sair da versão mobile