Covid-19
Ômicron: Anvisa identifica dois casos positivos no Brasil em ‘teste preliminar’
Variante é identificada após sequenciamento genético de amostra em passageiro que veio da África do Sul e sua mulher.
GETTY IMAGES
Uma análise preliminar de dois brasileiros com covid-19 identificou a presença da variante ômicron do coronavírus, encontrada inicialmente na África do Sul e considerada potencialmente mais transmissível, segundo informou a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) nesta terça-feira (30/11).
Um passageiro vindo da África do Sul que havia desembarcado no aeroporto de Guarulhos (São Paulo) em 23 de novembro, portando um resultado negativo em seu teste de RT-PCR, voltou a ser testado no laboratório do mesmo aeroporto, preparando-se para seu voo de regresso ao continente africano, na companhia de sua mulher.
Ambos testaram positivo para a covid-19.
Um sequenciamento genético do vírus feita pelo laboratório do Hospital Albert Einstein confirmou, em caráter preliminar, nesta terça se tratar da variante ômicron – por enquanto, os primeiros casos confirmados no Brasil.
- O que ainda falta saber sobre a variante ômicron do coronavírus
- Dados ainda são insuficientes, mas ômicron tem potencial gigantesco de disseminação, diz virologista
Agora, segundo a Anvisa, as amostras serão enviadas para uma análise laboratorial “confirmatória”, a ser feita pelo Instituto Adolfo Lutz.
“Diante da identificação e testagem com resultado positivo para covid-19, a Rede Cievs (Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde), ligada ao Ministério da Saúde, deve monitorar casos de acordo com o sistema de vigilância vigente no Brasil, para avaliação das condições de saúde e direcionamento dos indivíduos aos serviços de atenção em saúde”, prossegue a nota da Anvisa.
A agência não informou, na nota, o estado de saúde dos dois passageiros que tinham a variante ômicron nem se eles eram ou não sintomáticos.
Fonte:https://cultura.uol.com.br