Câmara de Campo Grande
Presidente Carlão fala de pautas urgentes para debater com a prefeita: vagas em cemitério público e o novo Aterro Sanitário
Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Campo Grande, o vereador Carlos Augusto Borges (Carlão PSB), presidente da Casa de Leis, afirmou na manhã desta terça-feira (25), que existem duas pautas urgentes para debater com a prefeita Adriane Lopes. A questão da falta de vagas para sepultamentos nos cemitérios públicos da Capital e o fim do prazo para operação do Aterro Sanitário Dom Antônio Barbosa II, que só deve operar até o fim deste ano.
“São problemas que precisam de soluções urgentes e que não têm soluções rápidas. Vamos debater com a prefeita como podemos ajudar a resolver essas questões. Tenho recebido inúmeras ligações de pessoas que precisam sepultar seus entes queridos e encontram dificuldade nos cemitérios públicos pela falta de espaço para novas covas. Sobre a questão do lixão, não existe previsão de obra ainda. E precisamos de uma nova área de descarte”, afirmou.
Carlão salientou que a Câmara está à disposição do Poder Executivo para a solução desses problemas que impactam diretamente a vida da população.
“Quem tem plano funerário particular até consegue resolver essa situação mais rapidamente. Mas a população carente dificilmente dispõe de cerca de R$ 2 Mil Reais para o sepultamento em cemitério particular. É uma questão social e de saúde pública, porque para o sepultamento é necessário todo um preparo técnico para liberação da licença ambiental, para evitar contaminações do solo e lençóis freáticos”, disse.
A concessionária responsável pela coleta de lixo e pelo manejo de resíduos sólidos de Campo Grande – CG Solurb, está elaborando o projeto do novo aterro sanitário, mas a Prefeitura ainda deve avaliar o projeto e abrir discussão com a população.
Janaina Gaspar
Assessoria de Imprensa do Vereador