A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Semades, realizou o workshop “Reforma Tributária e a nova arquitetura estratégica dos negócios”, voltado a empresários, comerciantes, prestadores de serviços e produtores rurais.
O encontro abordou os principais impactos da Reforma Tributária no ambiente empresarial, com foco na adaptação das empresas ao novo cenário regulatório. A iniciativa contou com a parceria do escritório Lourenço Advogados e apoio do SEST SENAT, que sediou o evento.
Segundo a gerente de Indústria, Comércio e Serviços da Semades, Rafaela Capelari, a ação integra uma estratégia estruturante do Município para fortalecer os polos empresariais, ampliar a competitividade do comércio local e preparar as empresas para acessar mercados nacionais e internacionais com segurança jurídica.
Para o palestrante, Alexandre Coelho de Oliveira, advogado especialista em Direito Tributário e Empresarial e integrante dos grupos da Confederação Nacional da Indústria (CNI) que atuam na regulamentação da Reforma Tributária, destacou a importância da parceria com o poder público, uma iniciativa que contribui diretamente para orientar e dar segurança aos empresários diante das mudanças que estão em curso.
“Essa parceria com a Prefeitura, no sentido de auxiliar a população, é algo louvável. Agradecemos a iniciativa em viabilizar um encontro que permite auxiliar e dar mais segurança ao empresário, ao comerciante e ao prestador de serviço local, possibilitando uma melhor compreensão das mudanças, a adoção das estratégias necessárias para a nova realidade tributária e a promoção, de forma tempestiva, de um planejamento contratual, societário e tributário que permita avançar com competitividade e conformidade fiscal”, destaca.
Entre os participantes do workshop, está Eliamar Oliveira destacou a importância do debate não apenas para profissionais da área, mas também para quem atua diretamente com o setor produtivo. Atuante em entidade de classe ligada ao atendimento de produtores rurais, ele ressaltou a necessidade de compreender, na prática, como a Reforma Tributária irá impactar o dia a dia do campo e dos negócios.
“É fundamental entender como será o procedimento a partir de agora, especialmente para o produtor rural. A gente conhece os impactos de forma geral, mas, na prática, ainda existem muitas dúvidas sobre o que isso vai representar. Ter especialistas que já fizeram uma leitura aprofundada da legislação e podem trazer esse olhar técnico e atualizado é essencial para esclarecer e orientar quem está na ponta”, finaliza.
A iniciativa reforça o compromisso da administração municipal com o fortalecimento do ambiente de negócios e a promoção do desenvolvimento econômico sustentável.

