Conecte-se conosco

Campo Grande

Marquinhos Trad entra em campo pelo voto facultativo: “O jovem sabe sim diferenciar entre os agentes públicos do nosso país”.

Publicado

em

O ex-prefeito Marquinhos Trad (PSD), pré-candidato ao governo do Estado, decidiu realizar uma série de jogos amistosos de futebol na Capital e no interior para incentivar jovens de 16 e 17 a participarem do processo eleitoral. Neste domingo, ele participou de amistoso contra o Grêmio Santo Antônio e marcou gol de falta, antes de deixar…

O ex-prefeito Marquinhos Trad (PSD), pré-candidato ao governo do Estado, decidiu realizar uma série de jogos amistosos de futebol na Capital e no interior para incentivar jovens de 16 e 17 a participarem do processo eleitoral. Neste domingo, ele participou de amistoso contra o Grêmio Santo Antônio e marcou gol de falta, antes de deixar o gramado no fim do segundo tempo. Antes da partida, o ex-prefeito conversou com os jogadores para reforçar a importância da participação dos jovens na política.

“Todo mundo sabe o quanto eu gosto de esporte. Ele nos ensina muita coisa. No futebol, por exemplo, que é um esporte coletivo, você aprende a importância do trabalho em equipe, onde é necessário que cada um faça a sua parte para atingir o resultado final, que é a vitória. Cada jogador tem sua função e você jovem é muito importante neste processo”, argumentou Marquinhos.

Em conversa exclusiva com o site PoliticaMS, o ex-prefeito da Capital assinalou que com toda tecnologia existente, o jovem sabe sim diferenciar entre os agentes públicos do nosso país.” Se eles podem exercer o direito da cidadania, se podem ser emancipados, se podem aos 18 anos, dirigir veículos, se já existe discussão sobre a antecipação da idade penal, é porque o jovem de 16 anos, com todas as informações, já tem condições suficientes de separar o bem do mal”, argumentou.

O ultimo prazo da Justiça Eleitoral para obtenção ou regularização dos títulos eleitorais, encerra em 04 de maio, seis meses antes da realização do 1º Turno. O engajamento de jovens de 16 e 17 anos é o mais baixo já registrado pelo Tribunal Superior Eleitoral nos últimos 20 anos. Dados do TSE indicam que 2022 registrou 1.051.000 jovens, nessa faixa etária, com título de eleitor até março, enquanto que em 2002, o país registrava 2.218.000 pessoas nessa faixa etária, onde o voto [e facultativo].

Em Mato Grosso do Sul, os dados do Tribunal Regional Eleitoral do fim de março deste ano mostram que de um universo potencial de quase 83 mil jovens aptos a votarem, somente 11/115 estavam cadastrados nas 54 Zonas Eleitorais distribuídas pelo Estado. Em Campo Grade, de acordo com o TRE, 3.238 pessoas nessa idade estavam com a situação regularizada.

Roberto Chamorro – Fonte Instagram/ Foto Instagram  

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook