Conecte-se conosco

Governo do Estado MS

O rei do imposto ¨30 % na gasolina¨Reinaldo leva puxão de orelha de Bolsonaro e deixa estudantes de Terenos na mão.

Publicado

em

O ginásio de esportes é um cenário bem conhecido no ambiente escolar. Mas para cerca de 400 estudantes da Escola estadual Eduardo Pérez, em Terenos, desde essa segunda-feira (07), a quadra passou a ser bem mais do que um local para atividade física: virou sala de aula única para 12 diferentes turmas.

O improviso no início do ano letivo com aulas presenciais é por conta das obras no prédio da escola, que já dura cerca de um ano. Pais estão indignados com a situação porque, conforme eles, o local não oferece estrutura necessária para o ensino e permanência de crianças e adolescentes, sejam elas do tempo integral ou convencional.

A Secretaria de Estado de Educação (SED) informou que a situação se trata de uma excepcionalidade, em função da reta final da reforma na escola.

Tudo junto e misturado

Na quadra, ao invés de bolas, redes e atletas, há carteiras escolares e cadeiras. O uniforme suado típico de quem corre pra lá e pra cá em busca da vitória em uma partida, deu lugar à camiseta da Rede Estadual de Ensino com crianças sentadas em busca de conhecimento.

Nesta segunda-feira, os estudantes receberam os kits escolares, que contém uniforme e material de uso individual.

Nos dois lados da ‘sala de aula’, as arquibancadas. A cobertura é de zinco, material que faz a temperatura no ambiente ser maior do que ‘lá fora’ e, se chover, o barulho da água no telhado pode atrapalhar bastante as explicações dos professores. Cada um com sua respectiva turma. Sem divisórias. Pelo menos neste primeiro momento.

Estudantes receberam o kit escolas: uniforme, cadernos, livros — Foto: Sérgio Saturnino/TV Morena

Estudantes receberam o kit escolas: uniforme, cadernos, livros — Foto: Sérgio Saturnino/TV Morena

A intenção da SED é melhorar as condições do local, entre as adaptações, a divisão das turmas. A Secretaria informa ainda que o andamento do ano letivo não ficará prejudicado.

“Nós temos documento da prefeitura que fala que não tem espaço do município. Tentamos lugar para alugar e não foi possível. Não tem esse local. Vamos fazer agora a instalação de divisórias para construção de 12 salas de aula e serão colocados quadros”, explicou a coordenadora regional de Educação da SED, Hania Godoy.

Famílias

Para os pais, a situação é motivo de revolta. Porém, sem alternativas, concordaram em mandar os filhos para o ginásio.

“Estamos indignados! As turmas funcionarão todas juntas, na quadra do ginásio. Como atender em tempo integral com estas condições?”, indagou uma mãe de aluno, que não quis se identificar.

Outra mãe resume: “Eles estão todos juntos, não tem estrutura nenhuma”.

A Escola estadual Eduardo Pérez atende a estudantes do 5ª ano do Ensino Fundamental ao 2º ano do Ensino Médio. O tempo integral começa a partir do 6º ano.

Em toda a Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul, são, aproximadamente, 190 mil estudantes, distribuídos em 348 escolas nos 79 municípios.FONTEPor Carla Salentim, Liniker Ribeiro e Nadyenka Castro, g1 ms

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook