Conecte-se conosco

Prefeitura

PREFEITURA HOMENAGEIA REPRESENTANTES COM MEDALHA PROFESSORA MARIA DA GLÓRIA SÁ ROSA

Publicado

em

Além de celebrar os laços culturais que unem Brasil e Paraguai, a noite dessa quinta-feira (31) foi marcada pela entrega das primeiras homenagens instituídas pelo Conselho Municipal de Proteção ao Patrimônio Histórico (CMPPH), na Praça do Rádio. Representantes do órgão, além da equipe da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur) e o prefeito Marquinhos Trad participaram da cerimônia.

Com intuito de preservar as raízes do povo sul-mato-grossense e as memórias de nossa terra, o conselho tem atuado na valorização dos acervos da cidade e no estudo de legislações que possam auxiliar nesse sentido. Ele foi reativado na gestão atual após 18 anos sem atividades e, com aval do chefe do Executivo da Capital e do secretário municipal de Cultura e Turismo, Max Freitas, trouxe em 2022 o projeto da Comenda Professora Maria da Glória Sá Rosa.

A medalha carrega o nome da saudosa professora “Glorinha”, como era conhecida carinhosamente por seus colegas. Nascida no pequeno município de Mombaça, no Ceará, Maria da Glória construiu uma linda história dentro do universo da Educação no Estado. Dentro das salas de aula, atuou em duas das principais universidades da cidade, e fora delas, foi ativa tanto no campo literário, com a publicação de mais de 10 livros, quanto no exercício de funções públicas ligadas à cultura.

A proposta da comenda é de premiar uma pessoa física e uma jurídica com a medalha, e a expectativa do CMPPH e da Sectur é de que o evento passe a ser realizado uma vez a cada ano. Em 2022, os primeiros selecionados foram a professora Maria de Lourdes Maciel e a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), na forma do seu programa de pós-graduação em Desenvolvimento Local.

Durante o ato de entrega das comendas, quem discursou em nome da instituição de Ensino Superior foi o padre e reitor José Marinoni. O educador parabenizou o Conselho Municipal de Proteção ao Patrimônio Histórico pelo trabalho que vem sendo realizado e destacou o fato de a identidade campo-grandense ser “enriquecida por tantas outras culturas”, principalmente a paraguaia – celebrada na “1ª Aliança Cultural – Terra Gloriosa”, evento realizado simultaneamente na praça.

“Quem perde as raízes, o sentido da história, perde a identidade, e nós queremos manter a identidade, patrimônio cultural material e imaterial. Temos que preservar o patrimônio material, os nossos prédios, os nossos símbolos; temos que continuar valorizando o nosso patrimônio imaterial, a nossa tradição, os nossos cantos e tudo aquilo que representa a cultura de um Estado e de uma cidade”, salientou Marinoni.

Roberto Figueiredo, presidente do CMPPH, falou logo em seguida e deu mais detalhes sobre as escolhas relacionadas ao evento. Com relação ao nome da comenda, disse que a professora Glorinha é um “ícone” para todos envolvidos com Cultura em MS e que ela sempre esteve à frente de movimentos artísticos na cidade desde a década de 1970. Já a homenagem à professora Maria de Lourdes Maciel, que lecionou na UCDB entre 1993 e 2003, deve-se principalmente pelo seu pioneirismo em discutir a importância da preservação patrimonial, ainda nos anos 1980.

“O conselho escolheu arduamente dois grandes nomes, a Universidade Católica Dom Bosco, por meio do mestrado de Desenvolvimento Local, e essa figura simpática e carinhosa, que é a professora Maria de Lourdes Maciel. De coração, nós estamos oferecendo essa homenagem pra vocês”, concluiu Figueiredo.

O último a prestar suas homenagens foi o prefeito Marquinhos, que lembrou de várias transformações pelas quais a Cidade Morena passou ao longo dos anos e que são contadas hoje no formato de história. Citando inclusive o exemplo da própria Praça do Rádio, que uma vez pertenceu à Igreja Católica antes de se tornar responsabilidade da prefeitura, o gestor parabenizou os homenageados e resumiu a importância da noite de ontem.

“É assim que se fez a nossa cidade; é assim que se recorda o nosso passado: com saudades. Em uma noite nostálgica, sob as bençãos de Deus, a garoa da terra paulista e a certeza da presença da Glorinha, da Maria de Lourdes e dos demais convidados”, finalizou o prefeito.

Após a entrega das medalhas para a professora Maria e o Pe. José Marinoni, que recebeu a honraria em nome da UCDB, o evento prosseguiu com as apresentações musicais e performances de danças típicas do Paraguai, como parte da programação da “1ª Aliança Cultural – Terra Gloriosa”.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook