Educação
Projeto Aprender Mais na Reme que atende 5 mil alunos tem encontro formativo
O projeto Aprender Mais na Reme (Rede Municipal de Ensino) de Campo Grande, que atende cinco mil alunos dos 4º e 5º anos para alfabetização e letramento, teve encontro formativo na noite desta segunda-feira (25), na Secretaria Municipal de Educação (Semed).
De acordo com a chefe da Divisão de Ensino Fundamental e Médio, Ana Ribas, o encontro serve como uma troca de experiências. “O encontro formativo faz parte da metodologia do projeto, que é a troca de experiência, ouvir relato dos alunos e professores que acompanham de perto o Aprender Mais na Reme”.
O projeto é oferecido no contraturno das aulas dos alunos e serve como reforço escolar para alfabetização e letramento para os alunos matriculados nos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, com ênfase para os alunos dos 5º anos, os mais impactados com a pandemia da Covid-19, pois estavam em fase de alfabetização.
A aluna Isabelly Gabrielly de Almeida, do 5º ano da Escola Municipal Nazira Anache, afirma que aprendeu a ler este ano. “Eu gosto das aulas de reforço, me ajudam a ler e escrever. Gosto mais de ler livros sobre animais, fico encantada”.
Aline Prates Cabreira, tem 9 anos, está no 4º ano na Escola Municipal Coronel Antonino. “Eu gosto muito da professora, ela me ensina a ler, é muito legal escrever também”.
Colega de Aline, Davi Freitas, de 10 anos, diz que gosta de tudo nas aulas de reforço. “Estou aprendendo letra cursiva e a professora tem bastante paciência comigo”.
Segundo a diretora da Escola de Tempo Integral Iracema Maria Vicente, Crys Vieira de Oliveira Dutra, estão matriculados no projeto 17 alunos. “Houve um avanço tão grande com os alunos que iniciaram o ano no Aprender Mais, que agora fizemos um rodízio. Nós identificamos quem mais precisa de alfabetização e inserimos no projeto que tem contribuído muito com o desfalque causado pela pandemia da Covid-19”.
Wanda Fernandes Belo é coordenadora da Escola Municipal José do Patrocínio e acompanha de perto o Aprender Mais na Reme. “Temos cinco alunos e eles começaram com muita dificuldade, mas hoje já sabem ler, escrevem frases e isso é muito gratificante porque víamos no começo a dificuldade deles e agora o avanço”.
A professora alfabetizadora Leila Aparecida Cabreira Sousa, da Escola Municipal Professora Flora Guimarães Rosa Pires, diz que estão matriculados no projeto 15 alunos. “O Aprender Mais na Reme é um projeto muito digno, pois, os alunos com maior dificuldade de ler e escrever, hoje conseguem interpretar”.