Justiça
TRE-MS determina que blogueiro apague vídeo falso contra Marquinhos Trad
Neste sábado (03), o Colegiado do Tribunal Regional Eleitoral determinou que blogueiro de Mato Grosso do Sul deletasse “notícia sabidamente enganosa” a respeito do candidato ao Governo do Estado, Marquinhos Trad.
A representação foi feita pela coligação Muda MS – PTB, PSC, PATRIOTA, PSD – em razão de postagem na rede social Facebook, alegando que a postagem do dia 31 de agosto, em crítica ao ex-prefeito contém informações falsas.
Conforme o texto do processo, o vídeo reproduz um discurso proferido no dia da convenção partidária do PSD, no dia 30 de julho.
É alegado, ainda, que a matéria é totalmente descontextualizada, contendo palavras inventadas, dando a entender que Marcos Trad seria contra o agronegócio.
Logo, foi solicitado pela representação a urgência em apagar o material, considerando que poderia induzir eleitores a mudarem o voto com base em informações falsas.
Por fim, o TRE determinou o prazo de 24 horas, improrrogável, para que o autor do vídeo deletasse o material das redes, incluindo quaisquer outras publicações que possuíssem o mesmo conteúdo.
Ficou proibido, ainda, a veiculação desse material em qualquer outro meio de comunicação social, até o julgamento final, sob pena de multa de R$ 10 mil por dia de descumprimento.
Fonte: Correio do Estado