Conecte-se conosco
PUBLICIDADE

Negócios

LÍDER QUE FORMA LÍDERES, GERA RESULTADOS EXTRAORDINÁRIOS.

Publicado

em

Quando o líder opta por formar seguidores, sua ausência causa desorientação. O problema dos seguidores, normalmente em regimes totalitários, é que se submetem às ordens de seu líder sem poder questionar ou expressar sua reflexão a respeito. A falta do exercício do pensamento, ao longo do tempo, gera pessoas que agem sem razão. Nas empresas, submetidos a esse tipo de liderança, aqueles que pensam acabam saindo. Ficam os cínicos e resignados, que não compreendem os propósitos maiores da organização e agem para assegurar resultados somente para si e seus departamentos.

Como se tornar um líder cada vez melhor em gestão e potencialização da capacidade de produção e resultados da equipe, é um tema constantemente abordado e refletido. São inúmeros conselhos, regras e orientações para ser o mais assertivo possível neste desafio.

Neste sentido, não existe receitas prontas e imodificáveis para atingir a alta performance como líder. Se fosse definir um único caminho, estaria reduzindo o potencial infinito do ser humano, que é composto por inúmeras interferências, experiências, vivencias e particularidades.

Atingir a excelência na arte de liderar não é tarefa fácil, é preciso ter habilidade em influenciar, motivar, engajar, despertar o melhor de seus liderados. Além de possuir características como dinamismo, flexibilidade, comprometimento, garra, determinação, saber ouvir, sensibilidade, iniciativa, serenidade, ousadia, comunicação efetiva entre outros variados fatores.

Todas essas habilidades e características surtem efeito ainda maior se aliados à competência do líder em formar sucessores, futuros líderes.

Desenvolver um time com a cultura colaborativa, independente, participativa, inovadora, significa estimular o senso crítico dos colaboradores ao invés de ter apenas fazedores de tarefas que não impactam significativamente com o crescimento da organização.

Como formar uma equipe de lideres. Confira abaixo fatores fundamentais que devem receber devida atenção para desenvolver o “espírito” e atitudes de liderança dos integrantes de sua equipe:

VISÃO SISTÊMICA

Estimule seus liderados a buscarem compreender todos os processos da empresa. Assim obterão uma visão ampla sobre o funcionamento da organização, compreendendo os fluxos e seus objetivos, promovendo o senso avaliativo e a possibilidade de desenvolvimento de estratégias de melhoria, otimização de processos e novas soluções. Um convite a serem mais envolvidos e participativos.

COMUNICAÇÃO EFICIENTE

Saber se comunicar é fundamental, transmitir idéias, apresentar propostas, negociar, informar, são atividades inerentes e necessárias no dia a dia de todo e qualquer profissional.

Obter essa habilidade é indispensável para a formação de relacionamentos interpessoais construtivos bem como alcançar objetivos através do diálogo saudável. Fatores estes, essenciais para o desenvolvimento do profissional na organização.

AUTOCONHECIMENTO

Ajude seus liderados a conhecerem a si mesmos, de tal modo a identificarem suas fortalezas, oportunidades de melhoria, para seu desenvolvimento contínuo, bem como desfrutar de habilidades e competências de maneira plena, impactando diretamente em seu desempenho.

Fundamental reforçar, o líder vai muito além

O verdadeiro líder sabe criar condições para que seja revelado o potencial de liderança das pessoas com as quais convive. Seu papel não se resume a motivar seguidores.

Ao contrário, líder não é mais aquele que tem talento apenas para comandar, e sim quem consegue identificar, revelar e formar outros líderes nas diferentes circunstâncias da vida: seja no trabalho, em casa, na escola, na comunidade, ou nas associações das quais participa.

Líder investe no desenvolvimento dos futuros líderes.
Na família ele educa seus filhos para exercerem liderança, não apenas para obedecê-lo.

Torna-se mentor dos outros no seu ciclo de amizades, no clube que freqüenta, no projeto comunitário de que participa. Dá oportunidades, cultiva os pontos fortes, em vez de insistir nos pontos fracos das pessoas que o cercam. Capacita o cônjuge e demais membros de sua família para desenvolverem seu talento.

Contribui para montar “fábricas de líderes” por onde passa.

O verdadeiro líder forma equipes multifuncionais e multidisciplinares para liderar mudanças. Ele sabe que empresas, escolas, clubes, ONGs e demais instituições precisam de líderes atuantes em todos os níveis, não apenas no topo.
Por fim, o líder é capaz de desenvolver, de forma auto-sustentável,
as causas que defende e as instituições onde atua.

Proponha cursos e treinamentos para que a empresa possa investir em seu maior ativo, o capital humano. Busque o auxilio do Coaching, o mais efetivo método de desenvolvimento humano da atualidade.

Empresas como Bayer, Volkswagen, Banco do Brasil, Receita Federal, Unimed, Unilever, Itaú entre muitas outras, também adotaram o Coaching como cultura organizacional para conquista de resultados ainda mais Extraordinários!!

Saudações,

Iorley C. Lisboa

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook