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Campo Grande

Marquinhos criará programas de acompanhamento psicossocial e prevenção a evasão escolar

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Os alunos da Rede Municipal de Ensino (Reme) terão tratamento diferenciado na nova gestão do prefeito Marquinhos Trad (PSD). A Coordenadoria de Psicologia e Assistência Educacional terá como meta o fortalecimento das ações de acompanhamento psicossocial aos estudantes, sendo tal iniciativa extremamente importante para minimizar os efeitos do isolamento social impostos pela pandemia de Covid-19 na retomada do processo de escolarização dos adolescentes.

Marquinhos criará um núcleo de gestão de conflitos e prevenção à evasão escolar. Ele será um importante mecanismo para auxiliar os alunos que enfrentam problema no âmbito escolar e acabam abandonando os estudos.

“A escola é um espaço de socialização, aprendizado e convivência. Por outro lado, também acaba se tornando um local de conflitos, por reunir crianças com personalidades únicas e as mais variadas vivências. Por isso, entendemos que fazer a gestão de conflitos na escola é essencial para o ensino”, justificou Marquinhos.

As iniciativas para a área preveem ainda a implantação do Programa Valorização da Vida, como política pública de educação, potencializando as ações relacionadas ao tema. A proposta é criar um meio de diálogo com estudantes que passam por dificuldades sentimentais e ajudar a fortalecê-los, combatendo os sintomas que, eventualmente, podem levar as pessoas deprimidas a desistirem da vida.

Marquinhos Fez

Desde 2017, a gestão vem desenvolvendo projetos voltados ao combate à intenção suicida e automutilação, atendendo alunos e servidores das unidades escolares. Este tipo de iniciativa contribui com o fortalecimento da autoestima e a solidificação de valores que sustentem o desenvolvimento psicossocial. Contribuam para a promoção da resolução de conflitos do cotidiano das crianças e adolescentes das unidades da Rede Municipal de Ensino. Mais de 14 mil pessoas, entre professores, alunos e servidores com depressão, ideação suicida e automutilação foram atendidas nos últimos quatro anos da gestão Marquinhos Trad.

A atual gestão assumiu em 2017 com 16 obras de unidades escolares paralisadas. No mesmo ano, conseguiu entregar uma Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) no Bairro Tijuca II, com capacidade para 120 alunos por período. Em 2018, foram entregues duas Emei’s – no Jardim Noroeste e no Jardim Centenário, ambas também com oferta de 120 vagas por período.
Também foi inaugurada uma escola de ensino fundamental no Bairro Paulo Coelho Machado (Maria Regina Vasconcelos Galvão), com capacidade para 800 alunos.
No ano seguinte, em 2019, foram inauguradas duas Emei’s – no Nascente do Segredo e no Vespasiano Martins (obras paralisadas e destravadas pela atual gestão), que abriram 240 vagas, por período. Além disso, a Prefeitura alugou dois prédios: no Bairro Santa Fé, para abrigar a Emei Emy Ishida, que foi reformado pela gestão um prédio para abrigar a primeira Emei no Distrito de Anhanduí, que também atende 150 crianças.

Com sete unidades de Ensino entregues, e três novas escolas de tempo integral, Marquinhos ampliou o número de vagas disponíveis na Reme (mais sete mil) e garantiu em todos os anos de seu mandato, uniformes, kits escolares e merenda em dia.

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