Geral GritoMS
Operação apura desvios e fraudes na saúde nas gestões de prefeito do PSDB e de vice
A Polícia Civil deflagrou, nesta quinta-feira (7), a Operação Vaga Zero apurar suposto esquema criminoso de fraude nas contratações e desvios na saúde nas gestões do atual prefeito de Selvíria, José Fernando Barbosa dos Santos, o Dr. Fernando (PSDB), e do seu vice, Jaime Soares Ferreira (PSD). Além da atuação de uma organização criminosa, os policiais apuram os crimes de corrupção e peculato.
É mais um escândalo a atingir a administração tucana em Selvíria. No atual mandato, o prefeito contratou, também sem licitação, a Prosperitate Consultoria Ltda, de Maria Francisca Silva Neves, esposa do presidente do Tribunal de Contas do Estado, Iran Coelho das Neves, por R$ 4,685 milhões. A empresa foi considerada com notória especialização, apesar de não ter experiência nenhuma na área de regularização fundiária.
Policiais do DRACCO (Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado) cumpriram mandados de busca e apreensão nas secretarias municipais de Saúde e de Finanças e no departamento de licitações e de contratos de Selvíria. O hospital da cidade também foi alvo da operação.
De acordo com a polícia, houve dispensa ilegal de licitações para contratação de prestadores de serviços entre 2015 e 2019. Houve até a contratação de empresa localizada em outro estado e a mais de 700 quilômetros para prestar serviços em Selvíria.
Apesar da cidade contar com UTI Móvel, o prefeito Dr. Fernando teria contratado uma outra empresa para realizar o transporte de doentes em estado grave para Três Lagoas e Campo Grande. Os mandados foram autorizados pelo juiz Vinicius Pedrosa Santos, da 2ª Vara Criminal de Três Lagoas.
A investigação abrange duas gestões ao longo de 2015 a 2019. O atual vice-prefeito, Jaime, comandou a prefeitura de 2013 a 2016. Já Dr. Fernando está no segundo mandato e está no cargo desde 2017.
Acredite se quiser, mas em entrevista ao jornal Midiamax, Dr. Fernando se eximiu de responsabilidade e culpou o antecessor, que era o próprio. Ele afirmou que só tomou posse em 2021, segundo o site. “Mesmo assim informo que fornecerem todo o material necessário para as investigações. Estamos à disposição para todos os esclarecimentos sobre o assunto”, disse o tucano.
Conforme o TRE, ele foi eleito pela primeira vez em 2016 com 2.954 votos (54,37% do total) e derrotou o atual vice-prefeito, Jaime (PSDB). Em 2020. Dr. Fernando obteve 3.558 votos (65,16%). A única diferença é que na primeira eleição ele estava no PSB e foi reeleito pelo PSDB.
Fonte: O Jacaré