Emprego
Plano de Ação e Serviços propõe implantação de unidade modelo de atendimento do Sine aos trabalhadores na Capital
O Conselho do Trabalho, Emprego e Renda de Campo Grande (CTER) analisou e aprovou nesta semana, o Plano de Ações e Serviços do Bloco de Gestão e Manutenção da Rede de Atendimento Sine (Sistema Nacional de Emprego), para o ano exercício 2023. O PAS propõe a implantação, na Capital, de uma unidade modelo de atendimento aos trabalhadores, o “Sine Casa do Trabalhador”, que seguirá os padrões de estrutura física e de serviços da Rede do Sistema Nacional de Emprego.
O objetivo é promover a transformação da Rede Sine em locais padronizados e acessíveis, com mais serviços sendo oferecidos ao trabalhador em um mesmo ambiente, reunindo todas as ações do Ministério do Trabalho e demais políticas relacionadas, resgatando o importante papel das políticas de emprego e renda.
Ente parceiro do Sine, a Fundação Social do Trabalho de Campo Grande tem papel importante na política pública para a geração de trabalho, emprego e renda, contribuindo com a intermediação entre a oferta e a demanda de postos de trabalho. Como Unidade Gestora do Sine, a Fusat tem a função de coordenar a política pública no âmbito municipal, com supervisão, monitoramento e avaliação das ações e dos serviços pelo CTER/CG-MS.
Além disso, a fundação tem o compromisso de habilitar o trabalhador quanto ao seguro-desemprego, intermediar o aproveitamento da mão de obra, promover a orientação e a qualificação profissional, fomentar o empreendedorismo, o crédito para a geração de trabalho, emprego e renda, o microcrédito produtivo orientado, entre outros.
A Funsat é composta por uma unidade de atendimento credenciada pelo ente gestor, localizada na região central de Campo Grande. Em média, a Fundação realiza 180 atendimentos por dia, nos serviços de intermediação de mão de obra, seguro desemprego e atendimento e intermediação da pessoa com deficiência.
Segundo o diretor-presidente da Funsat, Paulo da Silva, a intenção é melhorar a qualidade de atendimento ao trabalhador e a execução das ações do Ministério do Trabalho, bem como a modernização do atendimento. “A ideia é imprimir um novo padrão na prestação de serviços públicos, assegurando ao trabalhador um atendimento ágil, eficaz, abrangente e de qualidade, estabelecendo o processo de reestruturação das unidades de atendimento do Sistema”.
Para auxiliar nesse processo, a Funsat implantará o autoatendimento orientado para os serviços de orientação profissional e vocacional; laboratório de informática disponível ao trabalhador, para acesso aos cursos on-line e gratuitos da Escola do Trabalhador 4.0 (que faz parte do Programa Caminho Digital do Governo Federal em parceria com a Microsoft), além da padronização da estrutura física e uniformização dos servidores.
Recursos
A execução deste Plano de Ações e Serviços contará com um aporte do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) no total de R$ 693.929,00, com contrapartida de 2% (R$13.872,58) da Prefeitura Municipal, por meio da Funsat, totalizando R$ 707.801,58. O valor será aplicado no custeio do projeto.
Um novo recurso, voltado para a compra de equipamentos e material permanente (mobiliário) pelos Sines, será distribuído pelo FAT no final de outubro aos entes parceiros.
Com a aprovação de mais este Plano de Ações e Serviços, o CTER/CG-MS contribui com a validação e fortalecimento das ações de políticas públicas de geração de emprego e renda, garantindo o recebimento de R$ 1.442.608,64 dos recursos do Fundo do Amparo ao Trabalhador, distribuído e gerenciado pelo Ministério do Trabalho e Renda.