Mundo
Fronteira de Gaza com o Egito é reaberta
A fronteira que liga a Faixa de Gaza ao Egito que estava fechada desde o dia que o Hamas atacou Israel foi reaberta hoje (6), informou o Escritório de Representação do Brasil em Ramala, na Cisjordânia.
De acordo com embaixador do Brasil na Palestina, Alessandro Candeas, estão passando na fronteira os estrangeiros e os feridos autorizados a sair de Gaza. Isso porque não foram divulgadas novas listas de estrangeiros autorizados a deixar a Faixa de Gaza. “Aguardamos os brasileiros entrem na lista de autorizados”, disse o embaixador.
Um grupo de 34 brasileiros espera desde o início da guerra autorização para deixar Gaza. Eles estão divididos entre as cidades de Rafah e Kahn Yunis, no sul do enclave palestino. O brasileiro Hasan Rabee (30) informou que está muito difícil achar comida e que não há água potável para beber. Os alimentos são cozidos em fogões a lenha.
“Cada dia é pior que o outro. Água não tem mineral, estamos tomando água encanada. Hoje 31 dias sem energia. O mais difícil agora é encontrar alimentação. Além da guerra e do bombardeiro, outro sofrimento é a comida. Muita gente passa fome”, afirmou Rabee.