Esporte
Com dez clubes, Estadual de 2024 repete formato deste ano e terá pênaltis
A FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul) e os dez clubes participantes definiram o formato e as datas do Campeonato Sul-Mato-Grossense Série A de futebol masculino de 2024. O formato repete a mesma fórmula de 2023 com dois grupos e mata-mata.
A previsão para o começo é no dia 21 de janeiro com quatro partidas. Já a grande final está prevista para três meses depois, no dia 21 de abril. O campeão garante vaga para o Campeonato Brasileiro Série D, para a Copa do Brasil e Copa Verde de 2025.
Em 2023, o campeão foi o Costa Rica na final diante do Operário. Ambos estão garantidos na Copa do Brasil de 2024; e o time do interior jogará a Série D do ano que vem e a Copa Verde.
Apesar de manter o formato com dois grupos de cinco que jogam entre si em turno e returno. Quatro avançam às quartas de final e os dois últimos colados são rebaixados. Nas quartas de final, o cruzamento será o 1ºA x 4ºB; 2ºA x 3ºB; 3ºA x 2ºB e 4ºA x 1ºB.
A principal mudança foi o advento da disputa de pênaltis. Em 2023, se os times empatassem no agregado nos duelos eliminatórios, a equipe de melhor campanha geral avançava.
Os times participantes para 2024 são os remanescentes da Série A: Costa Rica, Operário, Coxim, Dourados, Aquidauanense, Novo e Ivinhema; e os que subiram da Série B: Portuguesa; Náutico e Corumbaense.
Confira abaixo os grupos da competição:
Grupo A
Costa Rica Esporte Clube (Costa Rica)
Operário Futebo Clube (Campo Grande)
Coxim Atlético Clube (Coxim)
Associação Atlética Portuguesa (Campo Grande)
Náutico Futebol Clube (Campo Grande)
Grupo B
Dourados Atlético Clube (Dourados)
Aquidauanense Futebol Clube (Aquidauana)
Novo Futebol Clube (Sidrolândia)
Ivinhema Futebol Clube (Ivinhema)
Corumbaense Futebol Clube (Corumbá)
Representantes dos clubes e membros da Federação de Futebol de MS em reunião no Hotel Internacional (Foto: Rudson Barbosa/FFMS)
A reunião desta terça-feira (5) no Hotel Internacional contou com o presidente da Federação, Francisco Cezário, e com o vice-presidente e coordenador de competições da entidade, Marco Tavares. Todos os times mandaram representantes, a exceção do Coxim, que teve problemas de viagem a Capital.
Francisco Cezário acredita em uma competição com grandes jogos no próximo ano. “Vamos ter o retorno do Corumbaense e os acessos da Portuguesa e do Náutico, dois clubes que vão disputar a Série A pela primeira vez. Temos expectativa de um grande campeonato no próximo ano, como foi em 2023, com o diferencial de que, obedecendo à nova Lei do Futebol, os clubes se adiantarem para ter os respectivos estádios aptos para receber o torcedor em seus jogos e podem buscar mais apoio de empresas privadas”, afirma o dirigente.
Campo grande News