Opinião
O MODELO HÍBRIDO DE TRABALHO.
O modelo híbrido de trabalho, que pode também ser definido enquanto o processo de trabalho flexível, refere-se à execução das atividades por parte do colaborador, de forma alternada, tanto no ambiente da organização, quanto em outro local, que via de regra, acontece na residência do mesmo, foi bastante utilizado à época da pandemia da COVID 19, devido a necessidade em restringir os contatos físicos entre as pessoas.
Esta maneira de trabalhar está relacionada à conhecida cultura do “anywhere office,” onde o profissional pode realizar suas atividades em qualquer lugar.
Assim as organizações que optarem pela adoção do trabalho híbrido poderão ter colaboradores trabalhando em suas próprias residências, em coworkings, em cafeterias, em bibliotecas e também na sede da instituição.
Nessa formatação de trabalho, os colaboradores dispõem de mais autonomia para o gerenciamento das suas rotinas, uma vez que podem escolher entre trabalhar em coworkings que ficam próximos de locais em que realizam as suas atividades pessoais, porém, quando se fizer necessário ir até a organização para uma reunião ou um contato presencial com um cliente, via de regra, mais conservador, ou mesmo em casos mais específicos e que requeiram ação presencial.
O modelo de trabalho híbrido pode se constituir em uma estratégia muito útil em termos de qualidade de vida para os colaboradores, bem como no propósito de redução de custos, deve, porém, ser analisado caso a caso de modo que não cause transtornos às partes e não crie embaraços à consecução das atividades e o cumprimento da missão organizacional, mas é algo que deve ser objeto de consideração, tendo em vista o que pode trazer de benefícios e rentabilidade à organização.
Em última análise, as organizações devem estar atentas e conectadas a modelos de gestão que estejam em consonância aos tempos em que ora se vive, de forma a se manterem equilibradas e sedimentadas no mercado.
Marco Aurélio Barbosa D’Oliveira.