Geral GritoMS
China suspende importações de carne bovina da Irlanda duas semanas após reabertura
Bloqueio chinês ocorreu depois que país europeu confirmou o registro de surto de “língua azul” em bovinos
A China suspendeu as importações de carne bovina da Irlanda devido a um surto de “língua azul” em bovinos, apenas duas semanas após reabrir seu mercado pela primeira vez em mais de um ano, informou a agência Reuters na quarta-feira (28/1).
A Irlanda relatou seu primeiro surto da doença em um rebanho no sudeste do país no último sábado. Posteriormente, o vírus foi detectado posteriormente em três rebanhos adicionais próximos ao surto inicial.
A Reuters relembra que a China reabriu seu mercado para importações de carne bovina irlandesa em 12 de janeiro, durante uma visita do primeiro-ministro irlandês, Micheál Martin, a Pequim, suspendendo uma proibição imposta em 2024 após a descoberta de um caso de doença da vaca louca.
“Esta é uma notícia decepcionante, considerando a recente reabertura do mercado”, disse o ministro da Agricultura, Martin Heydon, em um comunicado. A “língua azul”, que não afeta humanos nem a segurança da carne ou do leite animal, foi relatada em várias partes da Europa nos últimos meses, incluindo a Irlanda do Norte.


