Conecte-se conosco
PUBLICIDADE

Mato Grosso do Sul

Agraer de Ponta Porã atende produtor da Cadeia Produtiva da Erva-Mate na Região Sul Fronteira de MS

Publicado

em

A Agraer atua para gerar o desenvolvimento da Agricultura Familiar de todo o estado do Mato grosso do Sul, e nos últimos anos a Agraer vem desenvolvendo um trabalho para incentivar a produção e o resgate da Erva-Mate no MS.

Seu José dos Santos é um dos 20 produtores que estão sendo atendidos pelo escritório da Agraer de Ponta Porã de um total de 210 agricultores familiares de 10 municípios do Estado de Mato Grosso do Sul que estão sendo atendidos pelo programa Erva-Mate.

O atendimento aos produtores está sendo realizado pela equipe da Agraer coordenada pelo Eng. Agrônomo Dr. João Alfredo Neto da Silva, por Gestor de Desenvolvimento Rural Paulo Roberto da Silva e pela estagiária de agronomia Maiara Souza Cavalheiro Talavera.

Seu José reside no Lote 19 do Assentamento Corona, localizado aproximadamente 70 km de Ponta Porã. É um dos produtores selecionados para participar do projeto cujo objetivo é o fortalecimento da Cadeia Produtiva da Erva-Mate na Região Sul Fronteira do Estado de Mato Grosso do Sul.

Início do ano de 2020 o produtor recebeu o treinamento pela equipe da Agraer e logo em seguida recebeu os insumos para preparo da área. Em maio de 2020 recebeu as primeiras mudas de erva-mate, as quais foi realizada o plantio nas áreas já preparadas. Hoje, praticamente um ano após o plantio das primeiras mudas, Seu José exibe orgulhoso o resultado alcançado até o momento, apresentando alguns exemplares com aproximadamente 1,6 metros de altura, destacando ainda, um índice de pegamento superior a 90% e conta hoje com mais de duas mil mudas pegas, oriundas deste projeto.

O produtor ainda possui outros 200 pés de erva-mate a qual faz três anos que já realiza a colheita e comercialização.

Desta forma, Eng. Agrônomo João Alfredo Neto da Silva, destaca o potencial produtivo que possui nessa região, sendo a erva-mate uma ótima opção para a agricultura familiar, tendo o produtor colhido na última safra aproximadamente 20kg por planta de folhas, o que gera uma receita considerável dentro da propriedade.

Fonte: https://www.agraer.ms.gov.br/

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook