Conecte-se conosco
PUBLICIDADE

Campo Grande

Bate-papo sobre empreendedorismo feminino celebra o Dia da Mulher no ‘EmpoderaEla’

Publicado

em

Avanços e desafios fazem parte do evento que acontece nesta sexta-feira, 19h, com participação gratuita

Dinâmicas, versáteis e multifuncionais, as mulheres já figuram como maioria em muitas áreas do mercado de trabalho, além de romper barreiras e inovar, ao ingressar em carreiras até então mais comuns entre os homens.

De acordo com portal Sebrae Empreendedorismo Feminino, no Brasil há mais de 3.8 milhões de CNPJs (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) onde mulheres são as sócias ou proprietárias dos empreendimentos. Já a pesquisa inédita da CNI (Confederação Nacional da Indústria) divulgada há poucos dias, aponta que nos últimos 10 anos, no Brasil, as mulheres têm alcançado salários mais próximos aos dos homens, embora os avanços ainda sejam lentos. Ainda segundo o estudo, houve um aumento da paridade salarial em 6,7 pontos – saindo de 72 em 2013, para 78,7, em 2023, e mensurou a paridade de gênero em uma escala padronizada de 0 a 100 de forma que, quanto mais próximo de 100, maior a igualdade entre mulheres e homens.

Com o objetivo de debater as nuances do empreendedorismo, realidade, potencialidades e desafios da mulher empreendedora, o Shopping Campo Grande promove nesta sexta-feira (08), às 19h, o Café & Bate-Papo com Elas, como parte da programação do ‘EmpoderaEla’, alusiva ao Dia Internacional da Mulher. A iniciativa ocorre na livraria Leitura.

Participam da iniciativa a subsecretária Estadual de Políticas Públicas para a Mulher, Manuela Nicodemos; a psicóloga da Casa da Mulher Brasileira, Rafaelle Fraiha Bonfim e a DJ Nathália Albuquerque, com mediação da assessora de Relacionamento no Sicredi, Jessika Nascimento.

Ao longo de quase 35 anos de existência, o Shopping Campo Grande participa ativamente com ações de apoio à igualdade e empreendedorismo feminino. Atualmente, segundo a Associação dos Lojistas, das 250 lojas, ao menos 40 têm mulheres à frente da gestão e 69 gerentes são mulheres. Estima-se que pelo menos 90% do total de colaboradores sejam mulheres, com um total de 1.167 funcionárias que trabalham nas lojas. “O foco do bate-papo que é aberto à participação do público é trazer novas perspectivas sobre o empreendedorismo feminino, de forma leve e com exemplos de quem atua diariamente no segmento, com a presença de exemplos que reforçam a capacidade empresarial da mulher, seja abordando políticas públicas e casos de sucesso de quem investiu e deu certo e ações de fomento ao segmento”, avalia a gestora de Marketing, Gabriella Alves.

Sobre as participantes – Subsecretaria Estadual de Políticas Públicas para a Mulher: Graduada em Comunicação Social, Manuela Nicodemos tem mestrado em Sociologia, é pesquisadora na temática de gênero e em políticas públicas, cidadania e direitos humanos. Com experiência de 20 anos na área, a subsecretária atua na articulação e execução de políticas públicas para as mulheres, através do amplo conhecimento teórico e prático com o tema, experiências nacionais e internacionais, utilizando metodologias inovadoras, transversais, a fim de envolver equipes técnicas e fortalecer gestões governamentais.

Casa da Mulher Brasileira: Rafaelle Fraiha Bonfim é psicóloga clínica; especialista em Avaliação Psicológica e em Saúde Mental, além de ser pós-graduanda em Direitos Humanos das Mulheres e Políticas Públicas. Atua como psicóloga da Casa da Mulher Brasileira em Campo Grande, referência no Brasil na defesa dos direitos da mulher.

Case de Sucesso: DJ há mais de 10 anos, Nathália Albuquerque inovou o mercado de Mato Grosso do Sul, ao ingressar em um segmento onde a presença feminina ainda não era forte. Empreendedora, fez da música seu trabalho e construiu uma trajetória repleta de conquistas, como a participação em shows de artistas nacionais e internacionais, como Alok e Paula Toller.

Gestão empreendedora: Jessika Nascimento é assessora de Relacionamento no Sicredi, líder da Sustentação e Marketing do Programa Donas do Negócio Sicredi, mestre em Gestão Estratégica de Negócios e especialista em Empreendedorismo e Negócios.

Dignidade menstrual – De acordo com uma pesquisa realizada pela Unicef (Fundo das Nações Unidas pela Infância), com mulheres que menstruam, cerca de 62% já deixaram de ir à escola ou algum outro lugar devido à menstruação e 73% se sentiram constrangidas no período, principalmente pela falta de acesso aos absorventes. Para fortalecer a proposta da dignidade menstrual, até o dia 31 de março, o Shopping Campo Grande irá realizar a campanha de arrecadação de absorventes íntimos, que serão destinados à Casa da Mulher Brasileira, por meio da Semu (Subsecretaria Municipal de Políticas Públicas para a Mulher).

O ‘EmpoderaEla’, ação do grupo ALLOS, chega com o intuito de promover a conexão de clientes, parceiras e lojistas mulheres, ampliando as discussões, a visibilidade de produtos, serviços e a oportunidade de geração de negócios, com foco no fortalecimento das carreiras. O cronograma de atividades segue com ações até o dia 10 de março, com lives sobre o universo feminino. São apoiadores da iniciativa: a Unigran, a SEC (Secretaria de Estado de Cidadania) e a Prefeitura Municipal de Campo Grande.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook