Conecte-se conosco
PUBLICIDADE

Câmara de Campo Grande

Campanha Outubro Rosa reforça importância de exames preventivos ao câncer de mama

Publicado

em

A Câmara Municipal de Campo Grande promove a Campanha Outubro Rosa, como forma de alertar sobre a importância dos exames preventivos para detectar precocemente o câncer de mama. Seminários, ações de conscientização e caminhada buscam chamar a atenção para o tema. Ainda, a Casa de Leis está iluminada com as cores rosa. Informativos da campanha estão nas redes sociais e em painel no Plenário.

O vereador Carlos Augusto Borges, o Carlão, presidente da Câmara Municipal de Campo Grande, é autor da Lei 5.303/14, que instituiu o mês Outubro Rosa, dedicado à realização de ações preventivas à integridade da saúde da mulher. A legislação prevê série de objetivos para o período. “É importante essa campanha de prevenção não só em outubro, mas ao longo do ano. Sabemos que se o câncer for descoberto no início, tem uma chance muito grande de cura, de quase 99%”, afirmou.

Médico mastologista, o vereador Dr. Victor Rocha lembrou a recomendação da Sociedade Brasileira de Mastologia para que todas as mulheres, a partir dos 40 anos, façam a mamografia anualmente. Também é recomendado o exame clínico anual, com ginecologista ou obstetra, desde a adolescência.

A campanha contempla ainda a importância de uma vida mais saudável, com uma dieta equilibrada, atividade física regular e evitando tabagismo. “O objetivo é reduzir não apenas o risco de câncer de mama, mas também de doenças cardiovasculares e outras doenças crônicas”, enfatizou o vereador Dr. Victor Rocha.

Eventos – Como forma de ampliar essa conscientização, estão previstas várias palestras realizadas em parcerias com instituições públicas e privadas. No dia 18 deste mês, a atleta Emily Coffacci deve estar na Tribuna da Câmara Municipal, durante a sessão ordinária, para contar sobre sua jornada após ter sido diagnosticada com câncer de mama. Ela é paciente da Casa Rosa, projeto idealizado pelo Vereador Dr. Victor Rocha.

Ainda, no dia 24 de outubro, a partir das 19 horas, na Câmara Municipal, está previsto o II Seminário de Saúde da Mulher. Também haverá a Caminhada pela Vida – Projeto Casa Rosa na Luta Contra o Câncer de Mama, que será realizado no dia 22 de outubro a partir das 8h, com concentração na frente da prefeitura de Campo Grande com destino até a Praça do Rádio Clube.

Casa Rosa – Implantada em 11 de novembro de 2021, a Casa Rosa zerou a fila de espera por consulta com mastologista. Já foram 3,3 mil pacientes atendidos (entre primeira consulta e retorno), 953 ultrassonografias, 551 mamografias, 427 biópsias, sendo confirmado 47 pacientes com câncer de mama que já foram encaminhadas para tratamento.

“O Projeto Casa Rosa tem sido referência e um dos melhores projetos do país. Além do atendimento com mastologista, temos a possibilidade de realizar mamografia, ultrassonografia, punção de mama, biópsia, inclusive tratamento cirúrgico. Tem sido um grande apoio na prevenção, diagnóstico precoce e tratamento das pacientes”, afirmou o vereador Dr. Victor Rocha, lembrando da celeridade no atendimento.

Atendimento – Para as pessoas que desejam ser atendidas na Casa Rosa, basta procurar uma unidade de saúde próxima a sua residência e pegar o encaminhamento.

Os atendimentos são realizados nas tardes de quinta e sexta-feira no ambulatório da Maternidade Cândido Mariano, localizado na Rua 25 de Dezembro, nº 509.

Milena Crestani

Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook