Geral GritoMS
Campo Grande
Em 2 anos, Águas Guariroba implanta mais de 500 km de rede de esgoto
Com mais de 500 quilômetros de rede de esgoto implantados nos últimos dois anos, a Águas Guariroba já beneficiou mais de 120 mil pessoas neste período, alcançando o índice de 93% de cobertura de esgoto em Campo Grande.Com o programa “Campo Grande Saneada”, a concessionária avança na maior expansão de rede de esgoto da história de Campo Grande e as famílias passam a ter mais dignidade e qualidade de vida após as tubulações de esgoto chegarem nos bairros.
“Nos últimos dois anos, a Capital viveu um grande avanço no saneamento. Foram mais de 500 quilômetros de rede de esgoto implantados e vários bairros universalizados. Estamos levando mais que coleta de esgoto a essas pessoas, levamos saúde e dignidade a todos”, comenta o diretor-presidente da Águas Guariroba, Gabriel Buim.
Para se ter uma ideia do atual avanço, somente em 2024 foram implantados mais de 200 quilômetros de rede de esgoto na Capital.
“Neste ano nós concluímos a implantação de rede de esgoto e universalizamos quatro bairros de Campo Grande. Coophavila 2, Seminário e as comunidades Tia Eva e Homex deixaram a fossa séptica no passado. E continuamos avançando sempre! Estamos concluindo também a rede completa nas regiões do São Conrado e Caiobá ainda este ano”, detalha a diretora-executiva da concessionária, Francis Faustino.
Com esse avanço, Campo Grande chega a 93% de cobertura da rede de esgoto e, conforme a Lei do Marco Legal do Saneamento, passa a ser uma cidade universalizada.
A Lei Federal 14.026/2020 prevê que até 2033 os municípios tenham 99% de cobertura de água e 90% de esgoto. A Capital alcançou os dois índices com 9 anos de antecedência.
A transformação chegou até a casa da dona Joana e do seu filho Autimar. Atualmente eles não moram mais juntos, mas continuam conectados. Agora pela rede de esgoto da Águas Guariroba.
“Todo mundo soltava na rua, ninguém tinha tratamento de esgoto. Quando veio o esgoto, aí a situação mudou totalmente. Água tratada que já tinha, e agora o esgoto, nos traz uma diferença na vida”, afirma Joana Aparecida, que mora na Moreninha.
“Trouxe mais saúde, que é o importante e em primeiro lugar. As crianças não ficam mais doentes e a fossa foi desativada”, completou Autimar de Souza, que é morador do bairro Nova Capital.