Conecte-se conosco

Geral GritoMS

Campo Grande recebe seminário internacional sobre o Sistema TIR e reforça protagonismo de MS no Corredor Bioceânico

Publicado

em

No dia 5 de março de 2026, o Bioparque Pantanal, em Campo Grande (MS), será palco do seminário internacional “O Sistema TIR como catalisador para integração e competitividade no Corredor Bioceânico”, iniciativa da União Internacional dos Transportes Rodoviários (IRU) com apoio institucional da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística).


O evento reunirá autoridades, representantes do setor privado, especialistas internacionais e lideranças do Transporte Rodoviário de Cargas para discutir os impactos logísticos, comerciais e institucionais da implementação do Sistema TIR, em conjunto com o avanço do Corredor.

Bioceânico – rota estratégica que conecta o Centro-Oeste brasileiro aos portos do norte do Chile, ampliando o acesso aos mercados da Ásia e da Europa. A realização do encontro em Campo Grande evidencia o papel estratégico de Mato Grosso do Sul na integração regional e no fortalecimento das conexões internacionais do Brasil.


Para a IRU, o seminário representa um momento decisivo de alinhamento entre governos e setor produtivo. “O principal objetivo da IRU é apresentar, de forma técnica e estratégica, como a combinação do desenvolvimento do Corredor.

Bioceânico e a implementação do Sistema TIR podem aumentar a competitividade logística da região”, afirma Tatiana Rey-Bellet, diretora do Departamento TIR e Trânsito da IRU. Segundo ela, o evento cria um fórum qualificado de diálogo entre Brasil, Paraguai, Argentina e Chile, favorecendo a redução de barreiras comerciais, a simplificação de procedimentos aduaneiros e o aumento da previsibilidade nas operações internacionais.


Administrado pela IRU sob mandato das Nações Unidas, o Sistema TIR é considerado o único sistema global de trânsito aduaneiro. Na prática, permite que cargas lacradas atravessem fronteiras com menos burocracia e menor necessidade de inspeções repetidas, reduzindo filas, custos e riscos logísticos. “

O Sistema TIR oferece garantias internacionais, documentação padronizada e procedimentos simplificados que reduzem significativamente o tempo e os custos do transporte internacional. Isso significa mais fluidez nas fronteiras, maior segurança aduaneira e previsibilidade para as empresas”, destaca Tatiana.

No contexto do Corredor Bioceânico, essas vantagens são determinantes para tornar a rota mais competitiva e ampliar o fluxo de mercadorias na região.
Para Mato Grosso do Sul, os impactos são diretos.

A consolidação do corredor pode impulsionar exportações do agronegócio e da indústria, atrair novas cadeias produtivas, estimular investimentos em infraestrutura e gerar empregos, posicionando o Estado como um dos principais polos logísticos da América do Sul.

O Brasil formalizou sua adesão à Convenção TIR em 30 de janeiro de 2026, passo essencial para viabilizar a operação coordenada entre os países do corredor, que agora avançam em capacitação técnica, integração tecnológica e harmonização de procedimentos nas fronteiras.


Eduardo Rebuzzi, presidente da NTC&Logística, ressalta que a entidade acompanha e discute o Sistema TIR há muitos anos, promovendo trocas de informações, diálogo técnico com autoridades e aproximação com a IRU para contribuir com a construção de um ambiente regulatório adequado no Brasil. s“O papel da NTC&Logística sempre foi o de fomentar conhecimento e preparar o setor para essa nova realidade do transporte internacional”, afirma.


A NTC&Logística é membro da IRU desde 1970 e representante única da instituição no Brasil, o que comprova um relacionamento institucional sólido e contínuo. Esse vínculo permitiu que o Brasil acompanhasse a evolução do sistema ao longo de décadas e hoje esteja preparado para implementar o TIR de forma estruturada e alinhada aos padrões internacionais.


Rebuzzi enfatiza que a realização do seminário em Campo Grande simboliza um momento importante dessa trajetória, conferindo ao vice-presidente extraordinário da NTC&Logística para o Transporte Internacional, Danilo Guedes, a missão de representar a entidade. “Mato Grosso do Sul ocupa posição central no Corredor Bioceânico e tem potencial para se consolidar como um polo logístico estratégico na América do Sul.

A implementação do Sistema TIR, aliada ao desenvolvimento do corredor, cria um ambiente mais competitivo, seguro e previsível para as empresas de transporte e para o comércio exterior brasileiro”, ratifica Danilo Guedes.


O seminário será realizado ao longo do dia, com programação técnica, debates e sessão aberta de perguntas e respostas, reunindo representantes dos setores público e privado em um momento considerado estratégico para o futuro logístico da região e para o fortalecimento da integração sul-americana.


Para mais informações, acesse: https://www.portalntc.org.br/eventos/o-sistema-tir-como-catalizador-para-integracao-e-competitividade-no-corredor-bioceanico/

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *