Conecte-se conosco
PUBLICIDADE

Mundo

Casa Branca volta a culpar Putin pela morte de Navalny e pede transparência total em investigação

Publicado

em

Os Estados Unidos voltaram a acusar o presidente da Rússia, Vladimir Putin, pela morte do opositor político Alexei Navalny. Em declaração na terça-feira (20), o porta-voz do Conselho de Segurança, John Kirby, disse que, embora o governo russo esteja apurando a causa da morte de Navalny, há pouca confiança no resultado da perícia.

+ Saiba quem foi Alexei Navalny, opositor de Putin morto na Sibéria

“É difícil chegar a um ponto em que possamos simplesmente acreditar na palavra dos russos. Todos nós queremos – adoraríamos saber exatamente o que aconteceu”, disse Kirby. “Mas qualquer que seja a história que os russos decidam contar ao mundo, é claro que Putin e o seu governo são responsáveis pela morte de Navalny”, acrescentou.

A morte de Navalny foi anunciada na última sexta-feira (16). Segundo o Serviço Penitenciário russo, o líder político se sentiu mal após terminar uma caminhada no presídio de Yamalo-Nenets, localizado na Sibéria, e perdeu a consciência. Ele cumpria uma sentença de 19 anos de prisão por acusações de extremismo e outros crimes.

Em meio às especulações de líderes internacionais, o governo russo iniciou uma investigação sobre a causa da morte de Navalny. O corpo do opositor está passando por perícias e “exames químicos” e, conforme informado pela porta-voz de Navalny, Kira Yarmysh, não deve ser liberado para a família ou advogados por mais 14 dias.

+ Alexei Navalny entra para a lista de adversários de Putin mortos em condições misteriosas

Kirby afirmou que Washington está acompanhando as investigações e pediu ao governo Putin “transparência total” nas apurações. O porta-voz também informou que a Casa Branca deve anunciar, na sexta-feira (23), um grande pacote de sanções para responsabilizar Moscou pela morte de Navalny, assim como pelos dois anos de invasão na Ucrânia.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook