Conecte-se conosco

Geral GritoMS

Com atuação do Governo de MS, repasses do Programa Nacional de Crédito Fundiário são retomados no Estado.

Publicado

em

No município de Corguinho, 35 famílias de pequenos agricultores integrantes do Projeto Fazenda Serra Negra foram contempladas com repasse de recursos do PNCF (Programa Nacional de Crédito Fundiário). A entrega, realizada em 28 de dezembro pelo MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar), contou com atuação do Governo do Estado, por meio da SEAF/SEMADESC (Secretaria Executiva de Agricultura Familiar, de Povos Originários e Comunidades Tradicionais) da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação).O PNCF é um programa do Governo Federal que oferece condições para que trabalhadores rurais com pouca ou sem nenhuma terra possam comprar um imóvel rural. Esses repasses estavam paralisados há 10 anos em Mato Grosso do Sul e foram retomados agora. Esta entrega em Corguinho é a primeira feita pelo presidente Lula, com a atuação do Governo do Estado”, informou o secretário-executivo de Agricultura Familiar, de Povos Originários e Comunidades Tradicionais, Humberto de Mello, que participou da solenidade de entrega.

Cada família recebeu um total de R$ 123 mil. “Esse valor representa uma oportunidade única para muitos que sonham em ter seu próprio pedaço de terra. No total, foram adquiridos 213 hectares, o que significa que cada família terá cerca de 6,2 hectares para cultivar e prosperar”, acrescentou Humberto.“O Programa Nacional de Crédito Fundiário desempenha um papel fundamental no fortalecimento da agricultura familiar, promovendo o acesso à terra e contribuindo para a inclusão social e econômica no campo. Este projeto vai beneficiar 35 famílias, possibilitando melhores condições para produzir e prosperar, reforçando o compromisso do programa com a melhoria da qualidade de vida, geração de renda e segurança alimentar”, comentou o secretário Jaime Verruck, da Semadesc.

Participaram do evento a superintendente do MDA/MS, Marina Nunes Viana; Thiago Borges, assessor do ministério do MDA; Sidney Almeida, do INCRA/MS; Márcio Novaes Pereira, prefeito eleito de Corguinho; Adalgiso Paraguassu, representante dos vereadores; Maria Helena, presidente da FETTAR; Dionedison Cândido, coordenador de povos originários da SEAF-SEMADESC e Joaquim José de Souza, proprietário da fazenda Serra Negra.

Marcelo Armôa, com informações da SEAF/SEMADESC

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook