Campo Grande
Decreto acrescenta regras para enterro de mortos por coronavírus em Campo Grande
Mudanças atendem cemitérios particulares e UPAs, que não possuem necrotérios
A Prefeitura de Campo Grande acrescentou regras sobre cemitérios ao Decreto nº 14.402 de 30 de julho de 2020, que aponta medidas e regras para enfrentamento do coronavírus na cidade. Segundo o Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande) desta sexta-feira (7), em relação às mortes causadas pelo Covid-19 até às 22 horas, o sepultamento poderá ser feito até meia-noite.
Já o sepultamento de pessoas com a doença depois das 22 horas deverá ocorrer na primeira hora de funcionamento dos cemitérios no dia seguinte. Outro acréscimo na legislação é que os cemitérios podem funcionar todos os dias, das 7 às 24 horas, durante o período de 30 dias, contados a partir do decreto publicado nesta sexta-feira.
Em 16 de abril, o Executivo municipal publicou regra restringindo velórios de vítimas de coronavírus e estabelecendo que, em outras situações, os velórios e sepultamentos teriam de ocorrer em, no máximo, duas horas.
A mudança desta sexta-feira, de acordo com a Prefeitura de Campo Grande, atende o protocolo de saúde para sepultamento imediato de pessoas que morrerem da doença em UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), onde não há necrotério. Além disso, atende, sobretudo, cemitérios particulares que precisam de ajustes para se adequarem ao alvará de funcionamento.
Fonte: Midiamax
Foto: Marcos Ermínio