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Destaque nacional: Mato Grosso do Sul é Top 3 no concurso de turismo sustentável da Embratur

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A Embratur divulgou os vencedores do Concurso Melhores Práticas ESG nos Destinos Brasileiros, que premiará, em 2025, as iniciativas que estão em mais avançada jornada de melhorias na agenda da sustentabilidade. A Setesc (Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura), por meio da Fundtur (Fundação de Turismo de MS) faturou o terceiro lugar, sendo novamente destaque nacional.

O concurso contou com a participação de diversas empresas e secretarias de turismo, e tem como objetivo valorizar e incentivar as práticas sustentáveis no turismo brasileiro, promovendo a replicação dessas ações no mercado e na promoção internacional do país.

A iniciativa contribuiu ainda para fomentar a sinergia entre os destinos turísticos e as empresas, incentivando uma maior colaboração entre os setores público e privado para enfrentar os desafios do desenvolvimento sustentável.

Confira a lista de vencedores:

1º Lugar: Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte S/A – Belotur.

2º Lugar: Secretaria de Estado do Turismo de Alagoas.

3º Lugar: Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura (SETESC) / Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (MS).

3º Lugar: Secretaria Municipal de Turismo do Rio de Janeiro.

As cidades turísticas brasileiras foram avaliadas em categorias como Ambiental (E): Mudanças climáticas; Poluição; Biodiversidade e Recursos naturais. Social (S): Direitos Humanos; Diversidade e Inclusão; Saúde e Segurança e Impacto Comunitário e Governança (G): Estrutura Corporativa; Gerenciamento de Riscos; Adesão ao Pacto Global da ONU e/ou à Declaração de Glasgow para Ações Climáticas no Turismo e Certificações, acreditações e/ou premiações.

Premiação

Para a turismóloga Flávia Neri de Moura, assessora de sustentabilidade e ação climática no Turismo da Fundtur, as experiências inscritas demonstram a diversidade de iniciativas e oportunidades que convergem com o propósito do turismo responsável incentivado pela Fundtur. “Mapeamos as iniciativas definidas pela Embratur nos eixos ambiental, social e governança. As práticas apresentadas denotam o compromisso com a conservação da biodiversidade, como o Amolar Experience e o Instituto Arara Azul; com as mudanças climáticas, sistema de gestão de segurança, estrutura corporativa e certificações, como é o caso do Grupo Rio da Prata; com a diversidade e a inclusão, como nos cases do Circuito Kaô, da Bela Oyá e do Pantanal Friendly Cruise, da LR Experience; e do impacto comunitário, com o trabalho de economia criativa com mulheres, liderado pela Icterus Ecoturismo.”

Os vencedores desta edição receberão uma série de benefícios institucionais e empresariais, incluindo consultoria da Embratur para desenvolver estratégias ESG, participação em campanhas de marketing e a criação de um Comitê ESG. Além disso, terão destaque na promoção internacional do Brasil, como parte da jornada de marketing da Embratur, e terão seus projetos documentados em vídeos, ampliando a visibilidade e credibilidade de suas ações.

Texto: Débora Bordin – FundturMS, com colaboração da Embratur

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