Conecte-se conosco

Mundo

Entenda o caos causado pelo navio encalhado no Canal de Suez

Publicado

em

Nesta semana, um navio gigantesco encalhou no Canal de Suez, no Egito, e causou uma inesperada comoção mundial. Enquanto alguns compartilhavam memes pela situação inusitada, outros se preocupam com quanto de dinheiro está sendo perdido com o incidente.

O Canal de Suez é uma das rotas marítimas mais importantes do mundo. “Construído no século 19, o canal tinha como principal objetivo encurtar a distância entre a Europa e a Ásia, facilitando o transporte de mercadorias e de navios de guerra na época”, explica o professor de Relações Internacionais da ESPM, Gunther Rudzit.

Hoje em dia, passam cerca de 106 navios por dia cruzam o canal levando 9,6 bilhões de dólares (cerca de R$ 54,7 bilhões) em mercadorias diariamente. “Se os navios não passarem por lá, eles vão ter que contornar a África, o que aumenta a viagem em praticamente um mês”, conta Gunther. 

Por lá, passa-se de tudo, explica o professor. A maioria dos navios carregam toneladas de contêineres, mas também circulam por ali navios tanques de gás e até porta-aviões americanos. “Praticamente, só não passam os grandes petroleiros”, explica.

Não se sabe quando navio será liberado e circulação retomada

Não se sabe quando navio será liberado e circulação retomada

SUEZ CANAL AUTHORITY/HANDOUT VIA REUTERS – 24.3.2021

O impacto do bloqueio

Um bloqueio dessas proporções é inédito no Canal de Suez. Normalmente, navios cargueiros só são impedidos de circular por ali por questão de segurança, quando os porta-aviões dos Estados Unidos precisam passar.

Segundo as autoridades do canal, o navio Ever Given teve uma pane e foi arrastado por fortes ventos durante uma tempestade de areia. A embarcação, que tem 400 metros de comprimento, bloqueou totalmente a passagem pelo canal e mais de 230 barcos estão ancorados esperando uma solução.

Segundo o especialista, as empresas responsáveis por esses cargueiros terão que absorver os custos desses atrasos, e alguns navios já estão mudando a rota para conseguir realizar as entregas. Se os barcos tiverem que dar a volta pela África, o trajeto aumenta e o preço dos fretes também.

“Dependendo dos contratos, as empresas terão que arcar com os custos e, dependendo da empresa, terão que ver se é possível alterar os contratos já estabelecidos”, analisa o professor da ESPM.

Apesar da importância da passagem, as mercadorias que circulam por ali não são, no geral, emergências na maior parte do tempo. No inverno no Hemisfério Norte, navios levando gás circulam pelo canal para conseguir aquecer a Europa. Com o fim do inverno, essa não é mais uma entrega que precise ser priorizada. As cargas que precisam ser entregues em menor tempo já são levadas de outras formas, como em aviões.

Cargueiro de 400 metros bloqueou totalmente a passagem do Canal

Cargueiro de 400 metros bloqueou totalmente a passagem do Canal

CNES/AIRBUS DS VIA REUTERS – 25.3.2021

Após o caos causado pelo navio encalhado, a necessidade de uma reforma para alargar o Canal ou construir uma nova rota pode ser discutida entre as autoridades. O Canal do Panamá, importante rota que liga o  Oceano Atlântico e o Oceano Pacífico, já passou por reformas para ser alargado e permitir a passagem de navios maiores sem problemas.

Fonte: R7

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook