Mato Grosso do Sul
MS tem 3 cidades sem briga por prefeitura, com apenas um candidato nas urnas
Em Novo Horizonte do Sul, Santa Rita do Pardo e Tacuru, três tucanos buscam a reeleição
Em três cidades sul-mato-grossenses não haverá concorrência na disputa pela prefeitura nas eleições deste ano. Os eleitores de Novo Horizonte do Sul, Santa Rita do Pardo e Tacuru terão como opção nas urnas apenas os atuais prefeitos que buscam a reeleição.
Todas as candidaturas únicas registradas no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) são de tucanos. O para limite para o registro, de acordo com o calendário eleitoral, terminou na última quinta-feira (15).
Em Novo Horizonte do Sul, cidade a 336 quilômetros de Campo Grande, o candidato é o prefeito Aldenir Barbosa do Nascimento, conhecido como Guga (PSDB). Ele foi eleito em 2020 ao disputar o cargo com o então candidato Elmar Passos (PTB), com 60,28% dos votos. Nesta eleição, 3.702 eleitores estão aptos a votar.
Já em Santa Rita do Pardo, cidade a 242 quilômetros de candidato, o médico e atual prefeito Lúcio Roberto Calixto Costa, conhecido por Dr. Lúcio (PSDB) também é a única opção para os mais de 5.729 eleitores aptos. Em 2020, filiado no Podemos, ele venceu a eleição com 69,89% dos votos contra o Jumar Alves Rodrigues (PSD).
Em Tacuru, cidade distante a 422 quilômetros de Campo Grande, o prefeito Rogério Torquetti (PSDB) busca a reeleição sem concorrentes. Ele foi eleito em 2020 pelo Patriota com 66,80% dos votos na disputa com o então candidato Odilon (PT). Entre as três cidades com apenas um candidato, Tacuru é a que tem o maior eleitorado. Segundo a Justiça Eleitoral, este ano, 7.170 pessoas estão aptas para votar.
Ao Campo Grande News, o prefeito e candidato a reeleição conta que mesmo sem concorrência não vai deixar de pedir voto e está com a agenda lotada. Quando acaba o expediente administrativo começam os compromissos eleitorais.
Além de ser o único candidato, ele conseguiu trazer o ex-concorrente para sua coligação e unir adversários como PT e PL na mesma coligação. “Na eleição passada foi muito concorrido, eu disputei com o PT e aqui é um município mais de esquerda. Hoje eles estão na coligação e o Odilon é nosso parceiro”, disse. “Conseguimos juntar todo mundo com diálogo, conversando e trabalhando. Eles entenderam que era bom”, completa. – CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS