Conecte-se conosco
PUBLICIDADE

Geral GritoMS

Natura Kaiak convida artistas a produzirem música com notas que vibram na mesma frequência que as notas olfativas das fragrâncias

Publicado

em

Com canção inédita criada por Russo Passapusso, com participação de Josyara, e produzida pelo BaianaSystem, Kaiak, marca líder em perfumaria nos lares brasileiros¹, apresenta nova campanha para o lançamento de Kaiak Sonar

Russo Passapuso e Josyara (imagem: divulgação)

São Paulo, setembro de 2024 – “E se os sons do mar virassem fragrâncias?”. Este é o conceito da nova campanha de Natura Kaiak, marca líder em perfumaria nos lares brasileiros¹, que estreia hoje, 23 de setembro, para apresentar o lançamento de Kaiak Sonar. Criada pela agência GALERIA.ag, a campanha destaca o lançamento da música “Espelho d’água”, produzida pelo BaianaSystem, composta por Russo Passapusso e com a participação da cantora Josyara. Natura convidou os artistas a criarem e produzirem a música utilizando notas que vibram na mesma frequência que as notas olfativas das fragrâncias de Kaiak Sonar. A campanha inclui um filme para TV aberta e fechada, peças em mídia OOH, robusta estratégia digital e com criadores de conteúdo nativos do TikTok.

Para desenvolver as fragrâncias de Kaiak Sonar, a Natura contou com uma tecnologia criada em sua totalidade por cientistas e pesquisadores da marca, a Tecnologia VibraScent², como foi batizada, que possibilitou traduzir sons e cores do mar em moléculas olfativas. A Tecnologia VibraScent é a primeira tecnologia com patente requerida da perfumaria Natura.

A inspiração para as novas fragrâncias no DNA olfativo do frescor da marca surge da conexão de Natura Kaiak com o universo aquático, incluindo o compromisso com a despoluição plástica dos oceanos, e a crença de que as águas têm o poder de promover bem-estar. A Natura contratou técnicos para captarem sons e imagens do oceano a bordo do veleiro da família Schurmann na expedição da Voz dos Oceanos, na época patrocinada pela Natura. O pareamento destas frequências sonoras e visuais, através da inédita Tecnologia VibraScent, permitiu que 100% dos ingredientes utilizados nas fragrâncias vibrassem na mesma frequência que sons e cores de elementos da natureza aquática, como ondas, vento nas velas, crustáceos no fundo do mar, pássaros, baleias, focas, sinos e muito mais. O resultado são fragrâncias sinestésicas, com cheiros que vibram na mesma frequência que sons e cores do mar.

O conteúdo captado durante a expedição foi compartilhado com o músico e cantor Russo Passapusso, e foi com as notas musicais que vibram na mesma frequência dos ingredientes de Kaiak Sonar que ele compôs “Espelho d’água”. Mais do que uma música inspirada em uma fragrância, uma música que a traduz em música.

“Kaiak Sonar é uma fragrância que traduz sons e cores em moléculas olfativas, por meio da vibração. Essa tradução foi possível pela união da Tecnologia VibraScent² e nossa perfumista exclusiva, Verônica Kato, que resultou em duas novas fragrâncias e uma música capazes de transportar as pessoas a uma viagem sensorial do universo aquático”, comenta Tatiana Ponce, vice-presidente de Marca e Inovação da Natura.

“Trouxemos para a nossa campanha o Russo Passapusso, alguém que compreende a beleza por trás dessa inovação e conseguiu compor uma música que se comunica com as notas das fragrâncias e o ambiente aquático de Natura Kaiak”, complementa Denise Coutinho, diretora de Marketing da Natura no Brasil. “Para complementar a estratégia de lançamento, teremos um trabalho digital com criadores de conteúdo e ativações que convidam as pessoas a não só sentirem as fragrâncias, mas que amplificam a mensagem dessa inovação”, finaliza.

“A tecnologia que possibilitou materializar as vibrações do mar, nos inspirou a criar uma música que, pela primeira vez, traduzisse literalmente a vibração de uma fragrância. E se existe uma banda que entende de vibração, essa banda é o BaianaSystem, que tem as experimentações tecnológicas e a conexão com o mar na sua essência”, conta Denise Gallo, Diretora Executiva de Criação da agência GALERIA.ag. “O processo de criação foi super rico e estamos orgulhosos do resultado: uma obra musical que ficará para sempre”, complementa.

A parceria com Russo Passapusso traduz a inovação deste lançamento por uma lente mais fresca e pop, potencializando a marca no cenário cultural e reforçando sua brasilidade, identidade e força, posicionando Kaiak Sonar como um produto único no mercado. A união marcada pela campanha, ainda conecta a Natura com o público de uma maneira autêntica, relevante e inovadora, sendo a primeira música baseada em notas olfativas de fragrâncias.

“Essa é uma música cheia de imagens e lembranças, do meu encontro com Josyara à troca com os pesquisadores das fragrâncias, o que deu base para a equipe do BaianaSystem. Assim nasceu a música ‘Espelho d’água’, dos reflexos e deflexões do nosso amor a todas as manifestações que o mar nos traz e nos faz sentir”, completa Russo Passapusso, músico, compositor e vocalista do BaianaSystem.

Embalado pela música “Espelho d’água”, o filme da campanha, com 30” produzido por Stink e Mr. Pink, mostra Russo Passapusso, que também atuou na cocriação do conteúdo, e a cantora Josyara interpretando a canção em um palco espelhado no formato da logomarca da Natura, em cima das ondas do mar. Nas cenas há fusões entre os artistas com a água para destacar a sintonia entre os elementos. Assista o filme completo aqui.

A campanha ainda contempla um conteúdo nativo do TikTok, que revela detalhes da concepção da fragrância, o uso da tecnologia e a produção da música. Por meio do formato “Você Decide”, o público pode escolher dentro de uma mesma postagem qual narrativa quer conferir.

Letra “Espelho d’água”
Dançou, dançou (Serei segredo)
Se balançou (Espelho D’água)
Corpo de mola (Lençol de areia)
Com a perna bamba (Cantando pro mar)

Quando eu marquei o meu calendário em fevereiro
Sou foragido da corda de caranguejo
Quero apresentar pra tsunami Iemanjá (pra tsunami Iemanjá)
Quero apresentar pra tsunami Iemanjá (pra tsunami Iemanjá)
Quero apresentar pra tsunami Iemanjá
(quero, quero)

Quero ter teu cheiro
Ter o teu aroma
Ter o teu paladar
Teu preceito

Serei segredo
Espelho d’água
Lençol de areia
Cantando pro mar
No mar

Tô na malemolência
Como um barco que balança
Tô na malemolência
Como um barco que balança
Nessa miragem não existe coincidência
Tô na malemolência
Como um barco que balança

Indolor!
Indolor?
Indolor!
Indolor?
Em caso de dor eu danço
(Dance, dance, dance, dance, dance, dance, dance)

Quero ter teu cheiro
Ter o teu aroma
Ter o teu paladar
Teu preceito

Serei segredo
Espelho d’água
Lençol de areia
Cantando pro mar
No mar
(Dance, dance, dance)

Cantando pro mar
No mar
(Dance, dance, dance)
Cantando pro mar
No mar
(Dance, dance, dance)
Cantando pro mar
No mar
(Dance)
No Mar
(Dance)
Cantando pro mar
No mar
(Dance, dance, dance, dance)

A tecnologia VibraScent e a criação da fragrância Kaiak Sonar
De acordo com Artur Placeres Neto, Ph.D. em Ciências Naturais e Gerente Científico Sênior da Natura, a inovação das fragrâncias relaciona a frequência das vibrações em moléculas olfativas, tornando possível para a Natura traduzi-los em fragrâncias onde 100% dos ingredientes vibram na mesma frequência que sons e cores do mar. Desenvolvida com base em um estudo imersivo a respeito do funcionamento do sistema olfativo, a Tecnologia VibraScent² parte da premissa de que tudo no mundo é feito de átomos e moléculas que vibram. A partir da medição das frequências dessas vibrações, pode-se realizar uma correlação entre moléculas de sentidos diferentes (visão, audição e olfato).

Com patente requerida no Brasil, Argentina, Chile, México, Equador, Colômbia, Peru, Bolívia, Malásia, Estados Unidos, União Europeia e Canadá, a Tecnologia VibraScent², exclusiva da Natura e inédita no mundo da perfumaria, foi utilizada no mais novo lançamento de Kaiak. A materialização da inovação em dois perfumes de Kaiak Sonar, feminino e masculino, foi feita pela medição das frequências vibracionais das moléculas olfativas usadas em perfumaria, por meio de espectroscopia de infravermelho, e pela captação de sons e imagens do oceano em uma expedição marítima na forma de frequências vibracionais, seguido do pareamento destas frequências.

¹ – Fonte: Kantar, Divisão Worldpanel | Painel de Consumidores l Participação do Mercado em Valor, Volume e Penetração | T. Canais entre Categorias de Beleza | Total Brasil l Categoria: Perfumaria l Ano Móvel Junho 2024.
² – Patente requerida em: Brasil, Argentina, Chile, México, Equador, Colômbia, Peru, Bolívia, Malásia, EUA, União Europeia, Canadá.

Sobre a Natura
Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de higiene e cosmética. Conta com 2 milhões de consultoras na América Latina, sendo líder no setor de venda direta no Brasil. Foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação de empresa B no mundo, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. É também a primeira empresa brasileira a conquistar o selo “The Leaping Bunny”, concedido pela organização de proteção animal Cruelty Free International, em 2018, que atesta o compromisso da empresa com a não realização de testes em animais de seus produtos ou ingredientes. Com operações na Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, México, Peru e Malásia, os produtos da marca Natura podem ser adquiridos com as Consultoras, por meio do e-commerce, app Natura, nas lojas próprias ou nas franquias “Aqui tem Natura”. Para mais informações, visite www.natura.com.br  ou acesse os perfis da empresa nas redes sociais: LinkedIn, Facebook e Instagram.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook