Campo Grande
Operadoras dizem estar prontas para liberar tecnologia 5G segunda-feira em Campo Grande
É oficial, o 5G está chegando em Campo Grande. A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou que a tecnologia 5G estará disponível a partir de segunda-feira (19) e as operadoras Claro, Vivo e Tim dizem estar preparadas para liberar o sinal mais rápido e eficiente, aos seus clientes.
De acordo com a Anatel, as operadoras têm até dia 28 de novembro, quando vence a obrigação prevista em edital, para ter no mínimo 11 estações de 5G ativadas em Campo Grande. Questionadas pelo Jornal Midiamax, as operadoras não informaram sobre as estações, o número de antenas e nem os bairros contemplados.
O que dizem as operadoras
A TIM afirma que está preparada para iniciar a operação comercial da rede 5G SA (standalone) em Campo Grande na próxima segunda-feira (19), seguindo a autorização da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), concedida na tarde de quarta-feira (14) em reunião do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi).
A Claro afirma que está com a estrutura pronta para ativar a rede 5G+ em Campo Grande e aguarda a liberação oficial de uso do espectro pela Anatel e Gaispi. “O 5G+ é uma tecnologia habilitadora que, além de mais velocidade para os clientes da capital, também possibilita baixa latência e alta concentração de tráfego de dispositivos”
A operadora explica ainda que a adoção do 5G+ não vai exigir nenhuma alteração de contrato e qualquer cliente com aparelho compatível e em área com cobertura pela tecnologia pode ter acesso ao 5G+ sem necessidade de mudar de plano ou de chip.
A Vivo disse estar pronta para ativar nas capitais caso haja viabilidade de liberação das radiofrequências.
Celulares com tecnologia 5G
Para ter acesso ao 5G, que é a tecnologia que substitui o 4G e promete mais velocidade e eficiência na navegação, são várias etapas. Depois da liberação do sinal pela Anatel, as operadoras precisam se preparar em termos de estrutura para receber e oferecer o sinal standalone. Já o usuário precisa de um smartphone compatível com o 5G e um chip que também suporte a tecnologia.
A Anatel disponibiliza um painel de informações onde é possível consultar os smartphones 5G certificados e homologados. A agência recomenda que antes de adquirir um celular, o cliente verifique o código de homologação estampado no chassi (ou no manual do produto) e consulte a sua operadora sobre a compatibilidade do produto à rede.
Ao conferir se o modelo do seu celular está na lista é importante verificar se ele tem a operação SA que significa compatível com o 5G Standalone. Na lista dos compatíveis está, por exemplo, o Xiaomi 12, Motorola Edge 20, iPhone 13, Nokia G50 e Galaxy S21.
Confira a lista completa NESTE LINK.
Qual a diferença da 5G para 5G+?
A frequência DSS é 12 vezes mais rápida que o 4G convencional, tem potencial para fazer download de vídeos de 1GB em 40 segundos, o caming com atividade realista e virtual, atividade online para drones e disponível em 35 cidades. Já a nova 5G é 30 vezes mais rápida que o 4G convencional, baixa vídeos de 1GB em 10 segundos, tem potencial de realidade 360° em jogos online, streaming em 4k e 8k e robotização da indústria e do agronegócio.
A tecnologia de quinta geração móvel chegará a todas as 467 cidades do Centro-Oeste. Conforme o edital, os municípios com mais de 500 mil habitantes serão atendidos até o início de 2023 e, de forma gradual, a cobertura se estenderá aos demais. Os compromissos preveem ainda a cobertura 5G em 57 localidades (que não são sede municipais) da região. Em todo o país, serão 5.570 municípios atendidos e mais 1,7 mil localidades.
Fonte: midiamax