Opinião
PRODUTIVIDADE NAS ORGANIZAÇÕES.
A questão da produtividade é algo que está sempre latente no contexto das organizações, uma vez que interfere de forma significativa no cumprimento da missão organizacional, e tem efeito direto na sobrevivência das instituições.
Para que se tenha a real dimensão da produtividade em uma organização, há que se construir indicadores, os quais se constituem em instrumentos que permitem mensurar a performance das equipes de trabalho que levem aos resultados decorrentes das atividades desenvolvidas.
O nível de produtividade de uma organização é alcançado a partir do encontro entre aquilo que é produzido e os meios empregados, considerando, dentre outras, a variáveis de tempo, espaço, tecnologia utilizada e especialmente os talentos humanos atuantes nas instituições.
Trabalhar o incremento da produtividade em uma organização propicia a otimização do tempo, utilizando-o racionalmente evitando correrias e desperdícios, o retrabalho, bem como qualidade e satisfação com relação aos resultados obtidos, comprometimento e engajamento dos colaboradores para com a organização.
Há, no entanto, que se considerar além dos aspectos internos, também os cenários que poderão interferir nos índices de produtividade de uma organização, em termos do comportamento do mercado, as mudanças na economia, a inserção de novas tecnologias, entre outros fatores que podem ser determinantes neste mister.
Os indicadores de produtividade são essenciais para atingir melhores resultados de forma mais célere e assertiva, sendo, porém, necessário sempre manter os indicadores de produtividade devidamente atualizados e definidos de forma objetiva para cada uma das áreas de atuação da organização, com a perspectiva de ajustes em termos de desempenho e necessidades futuras.
Assim, a produtividade é algo inexorável na agenda dos dirigentes das instituições, porquanto se trata de uma ferramenta gerencial determinante no cotidiano organizacional e deve merecer uma atenção especial e, via de regra, exige capacitação e o desenvolvimento de atitudes que a viabilizem.
Marco Aurélio B D’ Oliveira.