Conecte-se conosco
PUBLICIDADE

Governo do Estado MS

Riedel manda recolher livros com trechos de sexo explícito das escolas do Mato Grosso do Sul

Publicado

em

O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), determinou o recolhimento imediato do livro “O Avesso da Pele”, do escritor Jeferson Tenório, das escolas da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul (REE).

A obra havia sido enviada para 75 das 349 unidades escolares da rede estadual e, após o recolhimento, os exemplares serão encaminhados para o acervo da Secretaria Estadual de Educação.

Em nota, a SED informa que a determinação de recolhimento foi dada após avaliação da obra pela Secretaria.

“A medida se dá em função da linguagem utilizada em trechos do referido material, contendo expressões consideradas impróprias para a faixa etária da maioria dos estudantes atendidos pela REE (menores de 18 anos), com o uso de termos e jargões que inviabilizam a utilização pedagógica no ambiente escolar”, diz a nota.

Antes de Riedel, outros estados, como Paraná, por exemplo, já tinham tirado o livro de circulação nas respectivas redes de ensino. 

A decisão foi tomada após viralizar nas redes sociais o vídeo de Janaina Venzon, diretora de uma escola em Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul, mostrando trechos da história que relatam uma relação sexual entre um casal de jovens.

O livro chegou nas escolas após ser selecionado via Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), um programa do Ministério da Educação (MEC) que, junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), compra e distribui livros e materiais didáticos para professores e estudantes de escolas públicas de todos os estados do país.

No vídeo, a diretora reclamava das palavras utilizadas pelo autor para descrever a relação sexual.

– Lamentável o Governo Federal através do MEC adquirir esta obra literária e enviar para as escolas com vocabulários de tão baixo nível para serem trabalhados com estudantes do ensino médio – disse Venzon.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook