Justiça
Veículos apreendidos somem e promotor investiga crime de peculato
O promotor do Ministério Público de Mato Grosso do Sul, George Zarour, abriu procedimento preparatório para investigar prática de peculato/desvio, referente a veículos apreendidos não restituídos e não localizados.
O processo tem como base uma operação da polícia em 2016, quando policiais do “S.I.A.T.O” aprenderam vários veiculos com suposto financiamento fraudulento.
Na ocasião, os condutores dos veículos foram encaminhados para a Delegacia de Policia e relataram que trabalhavam com o transporte de mercadorias oriundas do Paraguai.
As nove pessoas presas explicaram que eram contratados por “freteiro”, pois era de praxe entre as motoristas a aquisição de veículos financiado para transportar as mercadorias, já que era comum a perda dos veículos nestas operações.
Рara a apuração dos fatos, foram expedidos oficios para que as vítimas, no caso, instituições financeiras, informassem sobre a situação do financiamento do veiculos, se houve a ocorrência do crime de estelionato ou de mero descumprimento contratual. Além disso, solicitaram indicar o local do suposto delito de estelionato e que expressasse, por meio de representação, o desejo de processar os autores do crime, mas ninguém se manifestou.
Com relação aos veículos que foram apreendidos, foi requisitado que a autoridade policial informasse seus paradeiros, mas não foram localizados, o que levou a abertura do procedimento preparatório pelo promotor.
foto: ilustração/Detran
Relacionado
CRÉDITO: InvestigaMS – Notícias