Conecte-se conosco
PUBLICIDADE

Geral GritoMS

Aos 91 anos, história da mulher que trouxe sobá à Feirona está no Japão

Publicado

em

Prefeitura de Nagô, no Japão, fez mostra homenageando imigrantes japoneses, inclusive, de Campo Grande (MS)

Na cidade de Nago, em Okinawa, uma exposição fotográfica foi montada para celebrar a história de descendentes ao redor do mundo. Mas  um dos registros emocionou campo-grandenses. A foto mostra a moradora Yasuko Katsuren, de 91 anos, sogra da famosa dona Níria, com barraca tradicional na Feira Central, que partiu no ano passado.

Yasuko é da família de imigrantes japoneses que trouxe o sobá para a Feira Central Campo Grande na década de 60. A mostra levou parte dessa história que acontece na Capital para o Japão durante 10 dias em um shopping da região.

Dona Yasuko tem a visão fraca, fala pouco português, mas durante a conversa na presença de familiares, lembra bem da época em que vendia sobá, primeiro no Restaurante Nippon, na própria Rua 14 de Julho e depois na Feira Central.

“A Prefeitura de Nago entrou em contato com a Associação da Feira Central e com a Associação Okinawa daqui. Eles então nos mencionaram e nós enviamos várias fotos”, detalha o neto de dona Yasuko, o feirante Tadashi Gabriel Nishihira Katsuren, de 28 anos.

Foto com história explicada em japonês, disponível na mostra em Nago. (Foto: Arquivo Pessoal)
Foto com história explicada em japonês, disponível na mostra em Nago. (Foto: Arquivo Pessoal)

A noiva de Tadashi, Renata Naomi Otto Kawano, de 24 anos, fala japonês e assumiu a parte de escrever o resumo de toda história e enviar para a Prefeitura.As fotos são registros de vários momentos diferentes da trajetória da família aqui na cidade. A mais antiga é a que aparece a dona Yasuko com uma das tias de Tadashi, Maria Cristina Nakazato, de 67 anos.

Os registros também mostram os pais, Takeshi Katsuren, de 72 anos, e a própria Níria Nishihira Katsuren, de 65 anos, que é quem dá nome à Barraca. Níria faleceu devido a um câncer no ano passado e deixou o legado da família para o filho. Além disso, também existe até uma foto da família com um prefeito de Nago que visitou Campo Grande em 2018.

A satisfação se espalhou por toda a família ao receberem a notícia da homenagem. “Foi um primo meu lá quem foi nesse shopping e tirou fotos de como ficou lá pra gente. E eles foram muito legais, nos agradeceram a participação em um e-mail bem queridos”, comentou Tadashi.

Em cima, dona Níria e o pai de Tadashi, Takeshi. na Feira Central; em baixo, foto com prefeito de Nago. (Foto: Arquivo Pessoal)
Em cima, dona Níria e o pai de Tadashi, Takeshi. na Feira Central; em baixo, foto com prefeito de Nago. (Foto: Arquivo Pessoal)

Curta o Lado B no Facebook. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Fonte:https://www.campograndenews.com.br

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook