Geral GritoMS
Após tumulto, Israel liberta 110 prisioneiros palestinos

Horas antes, Hamas soltou três israelenses e cinco tailandeses como parte do acordo de cessar-fogo
Israel libertou 110 prisioneiros palestinos nesta quinta-feira (30) em troca de três reféns israelenses liberados horas antes pelo grupo Hamas. Cinco trabalhadores tailandeses mantidos em cativeiro também foram soltos, em um acordo separado com a Tailândia. Esta foi a terceira rodada de trocas entre reféns e prisioneiros como parte do cessar-fogo entre Israel e Hamas.
A liberação dos palestinos aconteceu com atraso. Israel segurou a entrega dos prisioneiros por algumas horas por conta de um tumulto, acontecido mais cedo, na liberação de reféns israelenses e tailandeses na Faixa de Gaza.Os prisioneiros libertados são homens, com idades entre 15 e 69 anos. Entre eles estão:
Zakaria Zubeidi – ex-líder militante e diretor de teatro cuja fuga da prisão em 2021 emocionou os palestinos em todo o Oriente Médio e surpreendeu o sistema de segurança israelense. Zubeidi fugiu por um túnel e foi capturado em seguida.
Ele liderou a Brigada dos Mártires de Al Aqsa, o braço armado do rival do Hamas, o grupo Fatah.
Mohammed Abu Warda – militante do Hamas durante a segunda intifada, Abu Warda ajudou a organizar uma série de atentados suicidas que mataram mais de 40 pessoas e feriram mais de outras cem. Foi preso por Israel em 2002.
com informações da Associated Press