Campanha de incentivo à doação de sangue é promovida pelo Conselho Estadual da Juventude

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp

Com uma queda nos índices de doações de sangue durante a pandemia, o Conselho Estadual da Juventude (CONJUV/MS), mobiliza os seus conselheiros, gestores de políticas públicas municipais para juventude e militantes da causa jovem, para a ação “Juventude em Doação”, que será realizada no próximo dia 15 de maio. O objetivo é reunir jovens para ajudar a abastecer o estoque do Hemosul, que se encontra abaixo do necessário.

“Estamos acompanhando diariamente os pedidos de doações do Hemosul, sinalizando que todas as tipagens sanguíneas estão baixas. E sabemos do momento delicado que estamos vivendo com a pandemia do Covid-19. Por esse motivo resolvemos mobilizar os jovens sul-mato-grossenses para fazerem a diferença e ajudar aqueles que estão precisando de uma bolsa de sangue”, explica Élen Malfará presidente do CONJUV.

Para o subsecretário de Estado de Políticas para a Juventude, Ian Leal, parceiro na realização da ação, a campanha é uma forma de incentivar os jovens a serem solidários. “Queremos fortalecer o hábito da doação de sangue entre os jovens. A campanha é uma forma de incentivar, pois informamos, tiramos dúvidas e sensibilizamos nossos jovens para que tomem essa atitude que ajuda a salvar vidas”, afirmou o gestor.

É importante lembrar que aquele que tomou a vacina H1N1 precisa esperar 48 horas para poder realizar a sua doação. Já as vacinas oferecidas contra a Covid têm prazos diferenciados. Quem tomou a Coronavac/Butantã precisa esperar 48 horas para doar. Já quem tomou a Astrazeneca/Oxfor/Fiocruz precisa esperar 7 dias para poder doar sangue. A vacina da Pfizer que está chegando à Capital do Estado exigirá, de quem recebê-la, 7 dias de espera para efetivar a sua doação.

Para doar sangue é preciso ter mais de 16 anos de idade (menores venham acompanhado ou do pai, ou da mãe ou tutor legal). Também é necessário ter no mínimo 55 kg, trazer um documento oficial com foto (vale documento digital com foto desde que no app oficial do sistema), estar bem de saúde, sem nenhum sintoma gripal, alérgico ou tosse. Também precisa estar bem alimentado e hidratado.

A ação tem início às 08h, no Hemosul Coordenador, que fica localizado na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 1304 – Centro, Campo Grande.

Ressaltando que há unidades do Hemosul nos municípios de Dourados, Três Lagoas, Ponta Porã, Paranaíba e Coxim, as quais os jovens podem procurar para realizar a doação durante a semana.

Em caso de dúvidas entrar em contato pelo e-mail: conselhojuventude.ms@gmail.com

Publicado por: Jaqueline Hahn Tente

Fonte: https://www.secid.ms.gov.br/

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Recentes no Site

Prefeitura de Campo Grande