Conecte-se conosco
PUBLICIDADE

Prefeitura

CAMPO GRANDE DOBROU A COBERTURA DE SAÚDE BUCAL NOS ÚLTIMOS CINCO ANOS

Publicado

em

Nos últimos cinco anos, Campo Grande praticamente dobrou a sua cobertura de saúde bucal, saindo de 37%  para 57% , o que representa uma melhoria na qualidade da assistência prestada à população. Os dados foram apresentados durante Audiência Pública realizada nesta quarta-feira (31) na Câmara Municipal para discutir sobre o atendimento odontológico na Capital.

O aumento na cobertura é resultado da expansão de unidades de saúde e das equipes de saúde bucal. Além da  inauguração de um novo Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) no Bairro Nova Bahia, houve a manutenção do serviço de atendimento odontológico itinerante com o Odontomóvel e ações de prevenção, contribuindo para alcançar uma média de 208 mil atendimentos odontológicos por ano.

A  coordenadora da Rede de Atenção Odontológica da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), Bruna Peró, destaca que Campo Grande é a cidade brasileira com população superior a 900 mil habitantes com maior cobertura em saúde bucal e, mesmo com a pandemia de Covid-19, foi possível avançar.

“Nós tivemos a paralisação dos procedimentos eletivos e havia o temor por causa da doença que até então era desconhecida. Houve impacto também na urgência, mas nós continuamos buscando formas de fortalecer e ampliar o serviço para a população”, diz.

A coordenadora ressalta que, atualmente, 34 das 73 unidades da Atenção Primária ofertam atendimento em horário estendido facilitando assim o acesso da população.

Além do atendimento nas unidades, as equipes de saúde bucal  contribuíram muito nas ações de combate a Covid. A realização dos testes, o acolhimento e monitoramento dos pacientes e a realização de vacinas contribuíram efetivamente para que o Município pudesse ser referência no enfrentamento da doença.

 A assistência odontológica do município de Campo Grande é composta, atualmente, por 165 Equipes de Saúde Bucal na Atenção Primária, cinco Centros de Especialidades Odontológicas, três Policlínicas Odontológicas, além de duas Unidades Móveis de Atendimento Odontológico (Odontomóveis) e uma Unidade Móvel de Prevenção em Saúde Bucal, que percorrem a cidade nas escolas da Rede Municipal de Educação para prestar atendimento odontológico aos alunos.

Na atenção especializada, a Sesau oferta cinco centros de especialidades odontológicas e um laboratório de prótese dentária. E, na urgência e emergência, seis unidades de pronto atendimento e quatro Centros Regionais de Saúde (CRSs).

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook