Campo Grande
Campo Grande se prepara para implementar mais 40 leitos de UTI com reforço do Ministério da Saúde
[12:10, 07/08/2020] CÉSAR DO GRITO: A Prefeitura de Campo Grande estuda a possibilidade de implementar mais leitos de terapia intensiva (UTI) para reforçar o atendimento a pacientes em estado críticos com coronavírus (Covid-19). Nesta semana o município recebeu 40 ventiladores pulmonares do Ministério da Saúde que deverão ser utilizados para este propósito.
A vinda dos equipamentos é reflexo da articulação do senador Nelsinho Trad (PSD-MS), líder da Bancada Federal, junto ao ministro da saúde interino, Eduardo Pazuello. O senador foi responsável por intermediar a vinda para Campo Grande do assessor-especial do ministro, o ex-deputado federal Airton Cascavel, no último fim de semana. Na ocasião, Cascavel garantiu os equipamentos para a Capital a pedido do prefeito Marquinhos Trad.
Nos últimos quatro meses a Capital mais que dobrou a capacidade de internação de pacientes em estado crítico, através da contratualização de leitos na rede pública, privada e filantrópica. O número de leitos de UTI passou de 116 para 285, o que coloca Campo Grande entre as cidades mais bem estruturadas do país.
A disponibilização de novos leitos de UTI assegura a assistência adequada ao paciente em estado grave e contribui para manter a estabilidade na taxa de ocupação de leitos de UTI no município.
A previsão é de que até a próxima semana mais 10 leitos de UTI sejam implementados no HRMS, totalizando 111 naquela unidade hospitalar. Outros 10 leitos também estão em processo de tratativa com o Hospital Adventista do Pênfigo para serem ativados ainda este mês.