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CAPACITAÇÕES VALORIZAM SERVIDORES E OTIMIZAM ATENDIMENTO AOS USUÁRIOS

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Com a proposta de aprimorar o conhecimento dos servidores e garantir mais agilidade ao usuário, a Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) iniciou, nesta quinta-feira (17), um ciclo de capacitações em educação permanente voltado aos profissionais que atuam em todas as unidades da secretaria.

De acordo com a gerente de Gestão do Trabalho e Educação Permanente do SUAS, Elaine Rodrigues Teles, os cursos devem contemplar 100% do quadro de servidores, o que totaliza mais de mil funcionários de todos os setores. As capacitações acontecerão até o final do ano e buscam reforçar o caráter profissional da política de assistência social, a partir de princípios e diretrizes que garantam a qualidade dos serviços socioassistenciais disponibilizados aos usuários.

O primeiro curso a ser ofertado é voltado aos servidores de nível médio no cargo de Auxiliares Administrativos e Financeiros que atuam na Superintendência de Proteção Social Básica, atendendo a população nas funções de recepção, atendimento às requisições de Transporte Intermunicipal e Interestadual para Idosos e Pessoas com Deficiência, Passe Social e atendimento no Cadastro Único nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centros de Convivência, Centros de Convivência de Idosos e na Central do Cadastro Único.

O curso irá possibilitar aos servidores, o aprimoramento de sua atuação profissional por meio de conteúdos teóricos e práticos quanto à Política Pública de Assistência Social. Este primeiro ciclo de capacitações terá como instrutoras as assistentes sociais Ana Maria de Oliveira Espíndola e Maricléia de Souza e a psicóloga Elaine Cristina Gomes.

Pelo menos 90 profissionais devem participar deste primeiro ciclo do programa Capacita SAS. As aulas estão acontecendo no auditório do Instituto Municipal de Previdência de Campo Grande (IMPCG) e na SAS.

Durante a abertura das capacitações, o secretário municipal de Assistência Social, José Mário Antunes, falou sobre a importância do atendimento humanizado. “As pessoas que chegam até nós, precisam de soluções urgentes, por isso precisamos estar preparados para oferecer um atendimento ágil e acolhedor, que direcione o usuário ao serviço correto, que vai atendê-lo da melhor forma. Para isso é preciso ter o conhecimento de todo o universo da Rede de Assistência Social”, pontuou.

“Os cursos são oferecidos de forma contínua, por isso durante todo o período que estiver atuando na SAS, o servidor será capacitado. Diferente dos treinamentos, que ocorrem de forma pontual, eles têm uma dinâmica mais ampla de conhecimento e quando o profissional entende como a política de assistência social interfere na rotina do usuário, a devolutiva é mais eficiente”, afirmou Elaine Rodrigues.

A gerente ainda ressaltou que o Núcleo de Educação Permanente valoriza os servidores que possuem cargo de de carreira, já que são eles que ministram os cursos.

Reflexos

A auxiliar administrativa financeira Izabel Cristina Fernandes Alves está participando pela primeira vez do curso e contou que o conhecimento da política de assistência social é fundamental no exercício da profissão. Faz parte de sua função, analisar o plano de trabalho de entidades, o que deve ser feito com rigor para garantir o cumprimento de todos os critérios. “As ações compõem uma política nacional e temos que ter domínio desse conhecimento para auxiliar as pessoas de maneira correta”, frisou.

A informação precisa foi importante para agilizar o atendimento da professora Aline Célia Gomes de Lima, que esteve na Central do Cadastro Único nesta terça-feira para atualizar seu número de NIS e elogiou a eficiência do atendimento.

“Foi ótimo, a atualização do meu NIS foi feita na hora e todas as minhas dúvidas foram esclarecidas. Percebi que os demais usuários também saíram satisfeitos com o atendimento porque os funcionários são qualificados”, disse.

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