Geral GritoMS
Carnaval 2026 deve reunir mais de 130 mil foliões por dia na Esplanada Ferroviária
Campo Grande se prepara para viver um dos maiores carnavais de sua história em 2026. Realizada pela Prefeitura de Campo Grande, com apoio do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e de diversas instituições, a festa deve movimentar a cidade entre os dias 7 e 17 de fevereiro, reunindo cultura, tradição, turismo e segurança.
A expectativa é de um público expressivo: cerca de 130 mil pessoas por dia na Esplanada Ferroviária, principal palco dos blocos carnavalescos, e 20 mil pessoas nos dois dias de desfiles das escolas de samba, na Praça do Papa.
Segundo diretor-presidente da Fundação de Cultura (Fundac) de Campo Grande, Valdir Gomes, o carnaval é resultado de um trabalho coletivo, com forte atuação do poder público municipal. “Temos trabalhado em conjunto com a prefeitura e o governo, ouvindo todos os segmentos envolvidos. Nenhuma ação é implementada sem o aval da estrutura governamental”.

Estrutura e serviços garantidos pela Prefeitura
Para garantir o funcionamento da festa, a Prefeitura montou um amplo aparato, envolvendo diversas secretarias e órgãos municipais, como Sesau, Agetran, Guarda Civil Metropolitana, Semades e Fundac.
Entre as ações estão:
• Mais de 100 banheiros químicos instalados na Esplanada Ferroviária;
• Limpeza reforçada, com equipes atuando logo após o encerramento dos eventos;
• Grades, interdições viárias e organização do fluxo urbano, coordenados pela Agetran;
• Atendimento em saúde, com equipes de urgência funcionando das 17h à meia-noite, de sexta a terça-feira na Esplanada e também durante os desfiles na Praça do Papa.
“A estrutura está montada. A prefeitura atua nos bastidores para viabilizar a festa, cedendo o que é de nossa responsabilidade, como grades, segurança e banheiros”, reforçou Valdir Gomes.
Novidade: retorno do desfile de fantasias de luxo
Uma das grandes novidades de 2026 é o retorno da mostra e desfile de fantasias de luxo, marcado para o dia 6 de fevereiro, na Esplanada Ferroviária, abrindo oficialmente o carnaval.
A iniciativa resgata uma tradição valorizada pelos carnavalescos e contará com apoio da Prefeitura, do Governo do Estado e da Liga Independente das Escolas de Samba de Campo Grande (Lienca), celebrando o trabalho artístico que também representa o município em outros carnavais, como o de Corumbá.
Desfiles das escolas de samba mantêm tradição
Os desfiles oficiais das escolas de samba acontecem nos dias 16 e 17 de fevereiro, na Praça do Papa, com ensaios técnicos nos dias 11 e 12. Sete escolas participam da competição, organizada pela Lienca.
Para o presidente da Liga, Alan Catharinelli, o carnaval da capital é um patrimônio cultural. “Campo Grande é a única capital do Centro-Oeste que realiza desfiles de escolas de samba. Isso é uma tradição desde a década de 60 e precisa ser reconhecida”.

A apuração das notas ocorre no dia 18 de fevereiro, no Teatro de Arena do Horto Florestal, e a premiação será no dia 20, no Armazém
Cultural, na Esplanada.
Representando os blocos carnavalescos, o presidente da Associação de Blocos Carnavalescos de Campo Grande (ABC), Thallysson Peres, ressaltou o papel da Esplanada Ferroviária como espaço tradicional da folia e destacou a parceria com o poder público.
“A gente tem um espaço na Esplanada Ferroviária há bastante tempo e resiste ali fazendo um carnaval que é patrimônio imaterial de Mato Grosso do Sul. Este ano, temos uma estrutura para atender mais de 100 mil foliões”, afirmou.

Para o presidente, os blocos também cumprem um papel social. “Temos um compromisso com o acesso de todos os blocos e foliões. Muitos blocos levantam pautas sociais de inclusão. Ninguém faz carnaval sozinho, por isso agradecemos ao governo do Estado e à Prefeitura, que são grandes parceiros”.
Esse caráter inclusivo também foi destacado pela co-produtora do bloco Barra da Saia, Karla Melo, que representa blocos não associados à ABC e que também recebem apoio do poder público.

“Apesar das dificuldades, estamos construindo um carnaval de forma muito bonita. Agradecemos ao governo do Estado e à Prefeitura, que nos receberam e dialogaram de forma atenciosa e empática. O carnaval precisa ser um espaço seguro e respeitoso para mulheres, crianças, população negra, pessoas com deficiência e população LGBT. Esse diálogo com a Prefeitura, o Governo do Estado e as instituições é fundamental”.
Local: Rua Dr. Temistocles entre 14 de julho e Av. Calógeras
Horário: das 14 a 00 hora
Dia: 16/2
Bloco: Barra da Saia
Local: Teatro da Orla Morena – Cabreúva
Horário: das 15 às 22 horas
Bloco: Subaquera
Local: Rua Abdalla Roder, 692 – V. Margarida
Horário: das 16 a 00 hora
Dia: 21/2
Bloco: Forrozeiros MS
Local: Rua Dr. Temistocles entre 14 de julho e Av. Calógeras
Horário: das 18 a 00 hora
Bloco: Eita
Loca: Av. Calógeras esquina com Av. Mato Grosso
Horário: das 14 a 00 hora
Ensaios Técnicos das Escolas de Samba
11 e 12 de fevereiro (quarta e quinta-feira)
Praça do Papa – Ensaios abertos ao público, com preparação das escolas de samba para os desfiles oficiais.
Desfiles Oficiais das Escolas de Samba
16 e 17 de fevereiro (segunda e terça-feira)
Praça do Papa – Apresentação das sete escolas de samba de Campo Grande, com arquibancadas, iluminação cênica, segurança e suporte de saúde.
Desfiles Oficiais das Escolas de Samba
16 e 17 de fevereiro (segunda e terça-feira)
Praça do Papa – Apresentação das sete escolas de samba de Campo Grande, com arquibancadas, iluminação cênica, segurança e suporte de saúde.
Apuração das Escolas de Samba
18 de fevereiro (quarta-feira)
Teatro de Arena do Horto Florestal – Apuração das notas dos jurados e definição das campeãs do Carnaval 2026.
Premiação das Escolas de Samba
20 de fevereiro (sexta-feira)
Armazém Cultural – Cerimônia de premiação das escolas vencedoras do Carnaval 2026.


