Política
CRESCIMENTO DA PARTICIPAÇÃO INDÍGENA NA POLÍTICA

Nerio Kadoshi, indígena da etnia Terena em contexto urbano, nasceu no território TI Ipegue e mudou-se para Campo Grande ainda jovem, cidade onde reside atualmente. Trabalhou por 24 anos em empresas privadas nas áreas administrativa, de recursos humanos, contábeis e financeira. Na Administração Pública Municipal, teve a oportunidade de trabalhar na Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social – SESDES, atuando como Chefe de Divisão Financeira, e na Coordenadoria de Defesa da População Indígena, buscando formas de viabilizar que as políticas públicas municipais alcancem a população indígena existente na capital. Essas duas experiências na Administração Pública, aliadas à sabedoria adquirida ao longo do caminho percorrido até hoje, proporcionaram-lhe o discernimento necessário para a implantação de uma política de atenção básica à população indígena em nossa cidade.
Sempre buscou incentivar as políticas públicas indigenistas, no sentido de defender a promoção da cultura e dos direitos dos povos originários em contexto urbano e território. Nesse cenário, percebeu a ausência de uma política pública destinada à população indígena na cidade que possibilite a todos o acesso aos direitos primários, como saúde, educação e segurança e, por muitas vezes, não serem ouvidos e amparados por não terem representação dentro do legislativo municipal.
Diante disso tudo e com o apoio de familiares e amigos, decidiu colocar seu nome à disposição da população no próximo pleito eleitoral para uma vaga de vereador da capital, pois acredita que basta iniciar a caminhada para que outros se levantem para caminhar junto. “Indígena vota em indígena – VUKAPANAVÓ!!!!”