Geral GritoMS
DA ESCOLA PARA O EMPREENDEDORISMO, AMIGAS ARQUITETAS COMPLETAM UM ANO DE SOCIEDADE

O assunto mais falado esse mês é o empoderamento da mulher. Como prova disso, vamos trazer aqui a história de duas amigas de escola, que superaram os desafios sociais e pessoais e hoje completam o primeiro ano de sociedade no ramo da arquitetura urbana.
Juliana e Anny, se conheceram no ensino médio, quando estudavam na Escola Estadual Amando de Oliveira. Anny sempre foi a mais tímida e encontrou em Juliana, uma parceira de trabalho que acabou virando uma amizade para a vida toda. Juliana era a despojada, conversava com todos da sala, e sempre estava disposta a ajudar os colegas. Mas, só no terceiro ano que se tornaram parceiras de trabalho e as amigas estreitaram a amizade.
“No terceiro ano participamos da feira de ciências da escola e elaboramos juntas um projeto da revitalização dos rios da região e ali nem imaginávamos que seria só a primeira de muitos projetos que faríamos juntas”, contou Anny Caroline Sedrez Suarez Laranjeira.
Ainda no ensino médio, as arquitetas lembram que todos os anos acontecia a feira das profissões para os alunos escolherem a carreira que mais se identificassem. Foi no ano de 2012, durante uma visita à uma das maiores universidades da capital morena, que Anny e Juliana se apaixonaram e escolheram a Arquitetura como profissão.
“A gente nunca comentou sobre o interesse pelo curso, e muito menos imaginamos que escolheríamos a Uniderp para estudar. Quando eu descobri que a Juliana estava estudando arquitetura lá, foi uma surpresa. Nós éramos de salas diferentes. Nos reencontramos e conversamos com a coordenação e conseguimos mudar para a mesma turma ”, contou Anny.
As amigas contam que depois que se formaram, em 2018, foram trabalhar em ramos diferentes, dentro da profissão.
“Ficamos um bom tempo trabalhando separadas, mas sempre se ajudando. Uma tirava a dúvida da outra, até que decidimos montar uma empresa juntas”, explicou Juliana Delgado de Barros.
Mas, a vida não se resumiu apenas a arquitetura. As amigas contam que durante todo o percurso muitas coisas aconteceram na vida pessoal.
Anny se casou e teve uma filha, chamada Alicia que completa 2 anos em abril. Juliana se casou recentemente e teve na sócia e amiga uma madrinha incrível.
Em 2021, contrariando todas as expectativas do mercado de trabalho, as amigas planejaram e montaram o escritório.
Juliana conta que “Juntamos o que tínhamos de equipamento e fomos com a cara e coragem, pedi demissão do meu serviço , entregamos todos nossos sonhos nas mãos de Deus e iniciamos essa parceria incrível”. “Tinhamos um notebook, uma mesa e uma cadeira”, completou Anny.
Juliana conta que é incrível pensar que há um ano estavam tirando os sonhos do papel e colocando em prática, “com muito medo e várias incertezas. Mesmo com todo o nosso otimismo e fé, não imaginávamos que iríamos conquistar, em tão pouco tempo, excelentes clientes que confiam em nosso trabalho e entregam seus sonhos em nossas mãos”.
O Arquitetura Urbana tem como principal missão, mostrar aos clientes que “arquitetura não é coisa rico”. “Nosso lema é ‘nada é tão nosso quanto nossos sonhos’. A gente sabe que a área de construção é bem cara, mas fazemos de tudo para ajudar as pessoas a realizarem o sonho da melhor forma possível. Queremos quebrar essa imagem de que arquiteto é só para quem tem dinheiro. Mostramos, com simplicidade, uma outra visão para que nossos clientes não desistam dos seus sonhos”, conclui Anny.
O escritório das arquitetas fica no bairro Aero Rancho, em um espaço construído no terreno da família da Juliana, mas as sócias atendem os clientes de forma personalizada e in loco. Os projetos da dupla é conquistar mais clientes e ajudar essas pessoas a realizarem o sonho de uma forma mais prática.
As amigas são pós-graduadas em Engenharia de Segurança do Trabalho e em Engenharia Estrutural, e estão esperançosas para 2022.
“Sabemos que esse é apenas o começo, e por isso todos os dias nos dedicamos cada vez mais e continuarmos a nos especializar através de cursos e MBA voltados para o melhor atendimento aos nossos clientes. Estamos construindo uma rede de parceiros, altamente qualificados para prestarmos sempre um serviço de excelência, com preço acessível”, concluiu Juliana.
