Prefeitura
Em abertura de Encontro Nacional de Prefeitas, Adriane Lopes destaca participação das mulheres nos cargos de liderança

A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, participou na noite dessa segunda-feira (25), em Brasília, da abertura do “II Encontro Nacional de Prefeitas – Mulheres na vanguarda da nova economia”. O evento, que segue até esta terça-feira (26), é promovido pelo Instituto Alziras em parceria com a Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), além de outras entidades. O objetivo é promover a reflexão sobre como as chefes de executivos municipais podem promover o desenvolvimento econômico social, com foco no cuidado das pessoas, na igualdade e na preservação do Meio Ambiente.
“É um prazer representar a capital de Mato Grosso do Sul em um evento tão importante. Ocupar o cargo de Prefeita de Campo Grande tem sido desafiador, mas tenho provado todos os dias a minha capacidade através de projetos e ações a frente da Prefeitura, como por exemplo a inauguração do Centro de Referência de Saúde da Mulher e da Criança, o Juntos Pela Escola – que vai revitalizar todas as 205 escolas do município, o Parque Tecnológico – que vai mudar a matriz econômica da cidade, o Parque Turístico Municipal e outras iniciativas. Em Campo Grande temos a primeira Casa da Mulher Brasileira do país, que hoje aportamos recursos próprios, tornando-a referência para o Brasil, pois acreditamos e defendemos as políticas públicas para as mulheres. E nesse sentido, acredito que nós mulheres quando nos posicionamos, influenciamos outras mulheres a tomar decisões”, destacou Adriana Lopes, em seu discurso de abertura do evento.
O encontro propõe conectar a realidade e desafios concretos dos municípios governados por mulheres ao debate internacional sobre políticas de cuidado e transição ecológica e às sinalizações recentes do governo federal nesses âmbitos, tais como a instituição do Grupo de Trabalho Interministerial para a elaboração de uma Política e de um Plano Nacional de Cuidados e os anúncios do Plano de Transformação Ecológica e do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC).
Além disso, o evento busca proporcionar um espaço de articulação e network entre Prefeitas de diversas regiões do Brasil, valorizando as políticas públicas inovadoras implementadas por seus governos e que vêm demonstrando efetividade na melhoria da qualidade de vida da população.
E, também na abertura foi realizado o pré-lançamento da websérie “Prefeitas”, que reúne depoimentos sobre as trajetórias, os desafios vividos e o trabalho político das mulheres à frente do poder executivo municipal, destacando a contribuição das Prefeitas brasileiras para a democracia.
Gestão
Adriane Lopes foi empossada prefeita de Campo Grande em ato na Câmara Municipal, em 4 de abril de 2022. Ela ocupava o cargo de vice-prefeita e assumiu o lugar de Marquinhos Trad, que renunciou ao cargo, conforme documento entregue à Casa de Leis.
Os cargos de liderança na gestão da Prefeita são ocupados majoritariamente – cerca de 70% – por mulheres. A chefe do Executivo Municipal de Campo Grande defende que as mulheres vieram ombrear com os homens e, juntos, realizam um trabalho em prol das pessoas.
Já foram lançados pela atual gestão administrativa de Campo Grande, tendo como chefe do executivo Municipal Adriane Lopes, diversos projetos inovadores como o Juntos Pela Escola, que irá revitalizar até 2024 as 205 unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino (Reme); Aprender mais na Reme, que proporciona reforço escolar no contraturno, para recuperação dos alunos pós-pandemia.
E, a revitalização das Unidades de Saúde e o lançamento de novas unidades, como por exemplo, o Centro de Referência da Mulher e da Criança; Complexo de Saúde (Hospital Municipal), com 250 leitos, salas de cirurgia, atendimento e outros; além do Parque Tecnológico e de Inovação, o Parktec CG, o primeiro implantado na capital do Estado onde empresas, centros de pesquisa, universidades e outras instituições poderão se reunir e promover desenvolvimento tecnológico e inovação, sendo um propulsor para a cultura empreendedora e socioeconômica de Campo Grande e de toda a América Latina.
A atual gestão também tem apoiado a realização de grandes eventos e feiras, como por exemplo, a Expograndre, Festival Internacional da Carne, Feira do Bosque da Paz, Jogos de Futebol Amador tanto feminino, quanto masculino, além de shows culturais em praças públicas.