Brasil
Em Roraima, militares do exército brasileiro prestam apoio médico à comunidade indígena Yanomani
No dia 1º de julho, profissionais de saúde do Exército Brasileiro prestaram apoio no atendimento a indígenas da etnia Yanomami na aldeia Surucucu, em Roraima. Os militares reforçam o atendimento médico à população no estado de Roraima desde o dia 30 de junho, integrando a missão Yanomami / Raposa Serra do Sol, coordenada pelos ministérios da Defesa e da Saúde.
Lucas Yanomami, que já foi soldado no 4º Pelotão Especial de Fronteira, localizado na aldeia de Surucucu, ajudou as equipes nos atendimentos: “estou muito feliz, pois vocês trouxeram médicos para examinar meu povo aqui na região. Estamos muito felizes”.
A equipe realizou 316 atendimentos pela enfermagem, 158 triagens e 168 consultas médicas; entregou cestas básicas, medicamentos e equipamentos de proteção; e fez 47 testes de COVID-19 nos indígenas da aldeia, tendo todos apresentado resultado negativo. Na oportunidade, o Ministro da Defesa e o Comandante Militar da Amazônia acompanharam os trabalhos.
A Tenente Sara de Faria Souza, do Hospital das Forças Armadas, de Brasília (DF), é uma das médicas que participa da missão em Roraima: “conseguimos atender diversas queixas dos indígenas e tem sido uma grande experiência profissional e pessoal. É muito gratificante e espero dar minha contribuição”, afirma.
Ao todo, 21 militares de saúde das Forças Armadas, profissionais da Secretaria Especial de Saúde Indígena e integrantes da Fundação Nacional do Índio atuam na Missão Yanomami / Raposa Serra do Sol. A equipe embarcou no dia 29 de junho e tem retorno previsto para o dia 6 de julho.
Fonte: CCOMSEx
Fotos: Sd Soares