FAC, SEDESC e AGRAGER se unem para fortalecimento de produtores

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp

Ter acesso a alimentos frescos e saudáveis nem sempre é uma tarefa fácil na rotina de quem mora nas grandes cidades. Para melhorar esse acesso e a produtividade agrícola, bem como a renda dos pequenos produtores de alimentos, a Prefeitura de Campo Grande tem incentivado a produção de hortas urbanas.

Atualmente, cerca de 80 hortas estão distribuídas pelas regiões da Capital. Até o final deste ano a meta é de que 200 hortas estejam em pleno funcionamento. Os cultivos são dos mais diversos, sendo possível encontrar hortaliças variadas e leguminosas.

A medida que ajuda a reduzir a fome e garantir o acesso de todas as pessoas, em particular pessoas de baixa renda e que se encontram em situações vulneráveis, o projeto beneficia mulheres, povos indígenas, agricultores familiares, inclusive por meio de acesso seguro e igual à terra, outros recursos produtivos e insumos, conhecimento, serviços financeiros, mercados e oportunidades de agregação de valor e de emprego não agrícola, como determina a Agenda 2030 da ONU.

As hortas urbanas garantem acesso a alimentos seguros, nutritivos e suficientes durante todo o ano. É o caso do agricultor familiar, Claudemir Batista, um dos beneficiados com o programa promovido pelo Fundo de Apoio à Comunidade (FAC), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedesc ) e a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer).
Entretanto, com a pandemia, Claudemir conta que teve a renda reduzida em quase 60% e a ajuda da Prefeitura veio em boa hora no fomento de sua produção.

Os envolvidos no projeto se uniram para o enfrentamento da crise e tem trabalhado para fomentar a prática e ajudar a mudar os hábitos e gerar recursos para essas famílias.

Quem quiser consumir os produtos pode procurar uma horta urbana, como a do Jardim Itamaracá, que está localizada na rua Guacetito com Tremenda.

Fonte: Assecom

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Recentes no Site

Prefeitura de Campo Grande