http://www.camara.ms.gov.br http://www.camara.ms.gov.br http://www.camara.ms.gov.br
PROPAGANDA
quinta-feira, 15 de abril de 2021
GRITO MS
  • Início
  • Geral GritoMS
  • Campo Grande
  • Brasil
  • Saúde
  • Economia
  • Emprego
  • Educação
  • Interior
  • Prefeitura
  • Entrar
Sem resultados
Exibir todos os resultados
GRITO MS
Home Geral GritoMS

Gasolina com novo padrão passa a valer nesta segunda; veja perguntas e respostas

César Ferreira do GritoMS por César Ferreira do GritoMS
agosto 3, 2020
em Geral GritoMS
0
Gasolina com novo padrão passa a valer nesta segunda; veja perguntas e respostas

Nova gasolina estreia no Brasil em agosto @correiodecarajas

328
VIEWS
Compartilhe no WhatsappCompartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Petrobras, responsável pela produção de cerca de 90% do combustível vendido no Brasil, diz que já segue novas especificações ‘há meses’.

Nova gasolina estreia no Brasil em agosto ©Marcelo D. Sants/Framephoto/Estadão Conteúdo

A partir desta segunda-feira (3), a gasolina vendida no Brasil deverá seguir novas especificações. Com as novidades, especialistas afirmam que o combustível ganhou em qualidade, e está mais próximo do padrão europeu, ainda que isso possa pesar mais no bolso na hora de abastecer.


As mudanças valem para a gasolina do tipo C (comum) e premium, aquela indicada pelas fabricantes de carros esportivos. A Petrobras, responsável pela produção de cerca de 90% da gasolina vendida no Brasil, diz que já segue os novos parâmetros, inclusive no padrão que só entrará em vigor em 2022.

Related posts

WhatsApp poderá ‘destruir’ mensagens automaticamente em 24 horas

WhatsApp poderá ‘destruir’ mensagens automaticamente em 24 horas

abril 14, 2021
Indígena: Defensoria Pública de MS e Escola Superior realizam webnário com palestrantes indígenas

Indígena: Defensoria Pública de MS e Escola Superior realizam webnário com palestrantes indígenas

abril 10, 2021


O G1 entrevistou especialistas e profissionais da Agência Nacional do Petróleo (ANP) e da Petrobras e traz uma série de perguntas e respostas sobre o tema:

  • O que mudou na gasolina?
  • Como sei se estou abastecendo com a nova gasolina?
  • Meu carro vai ficar mais econômico?
  • Vou gastar mais para abastecer o carro?
  • Carros mais antigos também serão beneficiados?
  • Vai ficar mais difícil adulterar a gasolina?
  • Até quando os postos poderão vender a “velha” gasolina?
  • Haverá mudanças na porcentagem de etanol?
  • Como fica a gasolina premium?

1. O que mudou na gasolina?


Há 3 novidades nos parâmetros da gasolina. Um deles é a exigência de uma massa específica mínima.
A massa específica, ou densidade, é a quantidade de uma substância em um determinado volume. Para a gasolina, o padrão mínimo é 715 kg/m³. Isso significa que cada litro de gasolina deve pesar, no mínimo, 715 gramas. Antes, não havia um indicador.

 De acordo com Everton Lopes, mentor de tecnologia em energia da SAE Brasil (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade), “quando a massa específica é muito baixa, há menor conteúdo energético por litro, então o consumo aumenta”.

A segunda novidade é a mudança no método de contagem da octanagem da gasolina.
A octanagem é o nível de resistência da gasolina à compressão no motor. Quando a mistura de gasolina com ar entra na câmara de combustão, o pistão faz um movimento de compressão, até que a vela solta uma faísca que promove a explosão.


“Tínhamos um padrão parecido com o dos EUA. Medíamos o IAD (índice antidetonante), que é a média entre MON e RON”, disse Alex Rodrigues Medeiros, especialista em regulação da ANP.


O IAD exigido para a gasolina brasileira era de 87 octanos. Agora, segundo as novas regras, a gasolina deve ter 92 octanos, de acordo com a metodologia RON. A partir de 2022, o RON exigido sobe mais um pouco, chegando a 93 octanos.


O padrão RON é mais usado na Europa, mais adequado para motores modernos.

 “Quanto maior a quantidade de octanos, mais resistente o combustível é à queima, e mais próximo do melhor nível de eficiência ele vai estar”, diz Lopes.

Por fim, a ANP também introduziu a temperatura mínima de 77 °C para a destilação de 50% da gasolina. Antes, havia apenas um teto para a destilação, de 80 °C.
“A destilação garante a boa dirigibilidade, que o combustível vai ser volátil o suficiente na partida a frio para fazer a combustão”, disse Medeiros.


2. Como sei se estou abastecendo com a nova gasolina?
“Hoje, há a resolução que diz que o consumidor pode pedir ensaios de qualidade aos postos. Um deles é o de massa específica. Se, por acaso ele pedir, pode ver se está acima de 715 kg/m³”, disse Alex Medeiros, da ANP.


Com o teste, o consumidor pode ver se um dos critérios está sendo atendido.
A Petrobras, porém, afirma que já entrega o novo combustível nos postos do país. A empresa é responsável por cerca de 90% da produção de gasolina no Brasil.
“Essa gasolina já está sendo disponibilizada há muitos meses. Desde o início do ano a Petrobras já vem adequando suas refinarias e distribuidoras”, disse Rogério Gonçalves, especialista em novos produtos da Petrobras.

 A companhia afirmou inclusive que já atende ao requisito de 93 octanos no padrão RON, que só vai entrar em vigor em 2022.

3. Meu carro vai ficar mais econômico?


“No consumo, todos vão sentir, em maior ou menor proporção”, disse Gonçalves, da Petrobras.No entanto, o índice de economia de combustível não é consenso entre os especialistas, e varia de 3% a 6%.
O novo padrão da gasolina brasileira deixa os carros mais econômicos porque otimiza a queima do combustível. “Devemos observar uma menor ocorrência de batida de pino ou ignição precoce”, disse Medeiros.


“Antes, existiam gasolinas leves, voláteis. Quando adicionava o etanol, se tinha um produto com pouca energia, com poucas substâncias que proporcionam a energia necessária no motor”. Nesse caso, era necessário mais combustível para que o carro funcionasse bem.

4. Vou gastar mais para abastecer o carro?

 Sim. No fim de junho, a diretora de refino e gás natural da Petrobras, Anelise Lara, disse que o litro da gasolina teria uma tendência a ficar mais caro com as novas especificações do derivado.

No entanto, a empresa não disse qual deve ser a diferença nos preços. Nesse caso, também é preciso considerar que a Petrobras já está fornecendo a nova gasolina para as distribuidoras.
No fim das contas, apesar de o motorista pagar mais pelo combustível, o veículo rodará mais quilômetros com um litro de gasolina.


Em nota, a Petrobras disse que “o ganho de rendimento de 5%, em média, proporcionado pela nova gasolina compensará uma eventual diferença no preço da gasolina”, e que “o preço do combustível é definido pela cotação no mercado internacional e outras variáveis”.


A petroleira também afirmou que “é responsável por apenas 30% do preço final da gasolina nos postos”.
5. Carros mais antigos também serão beneficiados?


Sim. Apesar de a nova gasolina ter sido pensada para motores modernos, que contam com injeção direta, por exemplo, os propulsores mais antigos também serão beneficiados com o combustível de melhor qualidade.
“Fizemos testes com veículos com injeção direta e injeção multiponto. No consumo, todos vão sentir, em maior ou menor proporção”, disse o engenheiro da Petrobras.

6. Vai ficar mais difícil adulterar a gasolina?
De acordo com os especialistas, sim.


“A nova especificação dificulta a adulteração. Normalmente, são colocados solventes leves, com baixa massa específica. Agora, como há um padrão mínimo, você evita que esses produtos leves sejam colocados”, disse Medeiros.


O especialista da ANP ainda afirma que, conforme os solventes ficam mais densos, o preço também sobe, tornando a adulteração menos rentável.


A própria ANP afirma que menos de 2% das amostras que coleta são de combustíveis adulterados. Nesses casos, a maior parte das irregularidades está na quantidade de etanol, com 57%.

Além disso, a fiscalização ficará mais fácil. “Com o parâmetro de massa específica, a ANP consegue aferir a densidade no próprio posto”, conclui Medeiros.


7. Até quando os postos poderão vender a “velha” gasolina?
Segundo a resolução da ANP, a gasolina com as antigas especificações ainda pode ser entregue nas distribuidoras até 3 de outubro, e nos postos até 3 de novembro.


Ainda assim, a Petrobras afirma já estar produzindo e entregando a nova gasolina.
8. Haverá mudanças na porcentagem de etanol?
Não. A proporção de etanol anidro (sem água) na gasolina seguirá sem alterações, em 27% na gasolina C (comum e aditivada).


9. Como fica a gasolina premium?


A gasolina comum ainda ficará abaixo do combustível premium, que passará de 91 octanos, no padrão RON, para 97. Esse tipo de combustível especial, além de ser mais caro, normalmente é recomendado pelas fabricantes de carros esportivos, que desenvolvem seus motores para essa octanagem mais alta.


Além do maior número de octanos, a gasolina premium também possui menor índice de etanol anidro de 25%.

A gasolina aditivada, como o nome já diz, um combustível comum, acrescido de aditivos, seguirá o mesmo padrão de mudanças da gasolina do tipo C.


Por André Paixão, G1

Post Anterior

Resultado do Fies sairá nesta terça-feira

Próximo Post

Austrália decreta estado de desastre e reforça medidas de restrição

Próximo Post
Austrália decreta estado de desastre e reforça medidas de restrição

Austrália decreta estado de desastre e reforça medidas de restrição

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS RECOMENDADAS

A “misteriosa” estação espacial da China na Argentina

A “misteriosa” estação espacial da China na Argentina

3 semanas atrás
Máscara passa a ser obrigatória em Mato Grosso do Sul a partir de hoje

Máscara passa a ser obrigatória em Mato Grosso do Sul a partir de hoje

10 meses atrás

Temperatura terá gradativa elevação ao longo da semana e calor volta na quinta-feira

8 meses atrás
Marrone pede à Justiça redução da pensão das filhas por causa da pandemia

Marrone pede à Justiça redução da pensão das filhas por causa da pandemia

10 meses atrás

SIGA-NOS

  • 85 Seguidores
  • 27.7k Seguidores
  • 113k Inscritos

NAVEGUE POR CATEGORIAS

  • Brasil
  • Câmara de Campo Grande
  • Campo Grande
  • Covid-19
  • Economia
  • Educação
  • Eleições 2020
  • Emprego
  • Esporte
  • Famosos
  • Geral GritoMS
  • Governo do Estado MS
  • Interior
  • Justiça
  • Mato Grosso do Sul
  • Meio ambiente
  • Mundo
  • Novela
  • Opinião
  • Polícia
  • Prefeitura
  • Saúde

NAVEGUE POR TEMAS

Aquidauana auxílio emergencial Bonito Brasil CAMPO GRANDE cidades Covid19 crime câmara federal direitos humanos Dourados ECONOMIA educação eleições 2020 EUA Fabiotrad famosos governo de MS governo federal impostos interior IPTU live minha casa minha vida OAB obras Pandemia pesquisa Policia politica política prefeitura Presidente recursos liberados refis Rochedo saúde segurança pùblica senado federal SenadorNelsinhoTrad tecnologia turismo violência doméstica ´covid19 ´pandemia

MAIS POPULARES

  • Polícia apreende quase meio milhão em dinheiro em operação contra filho de governador

    Polícia apreende quase meio milhão em dinheiro em operação contra filho de governador

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Polícia invade orgia gay “regada a drogas” de padres do Vaticano

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Reviravolta na contagem dos votos na Capital, Delei volta à Câmara e MDB perde Dharleng

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Confira a lista com os 29 vereadores eleitos em Campo Grande

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Sem espaço, corpos de vítimas de coronavírus são colocados em containers no HRMS

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0

SOBRE O GRITOMS

GRITO MS

SOMOS NOTÍCIA

SOMOS GRITO MS

Acreditamos na notícia e na informação distribuída de forma completa e imparcial. Somos do Mato Grosso do Sul e estamos no Coração do Brasil.

NOTÍCIAS RECENTES

  • Mãe procura por adolescente autista que fugiu de casa no Santa Luzia nesta terça
  • Hacker descobre brecha no controle de vacinas da Fiocruz
  • Senado aprova prorrogação da situação de emergência de saúde no país
  • Polícia faz operação contra lavagem de dinheiro do tráfico no Rio
  • Mais de 620 mil micro e pequenas empresas foram abertas em 2020
  • Covid-19: morre dono da Gráfica Alvorada

CATEGORIAS

  • Brasil
  • Câmara de Campo Grande
  • Campo Grande
  • Covid-19
  • Economia
  • Educação
  • Eleições 2020
  • Emprego
  • Esporte
  • Famosos
  • Geral GritoMS
  • Governo do Estado MS
  • Interior
  • Justiça
  • Mato Grosso do Sul
  • Meio ambiente
  • Mundo
  • Novela
  • Opinião
  • Polícia
  • Prefeitura
  • Saúde
  • O GRITO MS
  • POLÍTICA DE COOKIES

© 2021 O GRITO MS - © CÉSAR FERREIRA

Sem resultados
Exibir todos os resultados
  • Home

© 2021 O GRITO MS - © CÉSAR FERREIRA

Bem-vindo de Volta!

Faça o login com sua conta

Senha esquecida?

Criar Nova Conta!

Preencha os formulários abaixo para se inscrever

Todos os campos são obrigatórios. Entrar

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
MENSAGEM IMPORTANTE
Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, concorda com a utilização de TODOS os cookies.
Preferências de CookiesAceitar
Revisar consentimento

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para melhorar sua experiência enquanto você navega pelo site. Destes, os cookies que são categorizados como necessários são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Esses cookies serão armazenados em seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de cancelar esses cookies. Mas desativar alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.
Necessário
Always Enabled

Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esta categoria inclui apenas cookies que garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site. Esses cookies não armazenam nenhuma informação pessoal.

Desnecessário

Quaisquer cookies que possam não ser particularmente necessários para o funcionamento do site e sejam usados especificamente para coletar dados pessoais do usuário por meio de análises, anúncios e outros conteúdos incorporados são denominados cookies desnecessários. É obrigatório obter o consentimento do usuário antes de executar esses cookies no seu site.

SAVE & ACCEPT