Campo Grande
‘NÃO EXISTE MEMÓRIA SEM HISTÓRIA’; PREFEITURA ASSINA CONTRATO PARA INÍCIO DAS OBRAS DA CIDADE DO NATAL

Um resgate à memória cultural e arquitetônica de Campo Grande. Este foi o tom do evento realizado nesta quinta-feira (26), quando o prefeito Marquinhos Trad assinou contrato para a execução das obras de requalificação da Cidade do Natal. Durante o evento, o prefeito Marquinhos Trad lembrou da idealização do projeto.
“Eu e Adriane, a vice, fomos ao governador, pedimos a ele um contrato de comodato ou permissão de uso durante quatro anos apenas. Eu disse que ia arrumar e devolver a luminosidade onde havia trevas. Reinaldo confiou e começamos a modificar aquele espaço. Quem não tem memória, não tem história. Campo Grande não pode ser grande apenas no nome. Ela tem que demonstrar com atos, gestos, a beleza de quem habita nesses quase 8.100 km quadrados”, declarou o prefeito.

A área de mais de 15 mil metros quadrados será inteiramente restaurada. Para a primeira-dama, Tatiana Trad, a Cidade do Natal, assim como alegra a Capital em dezembro, vai trazer ainda mais alegria para a população o ano todo. “Hoje é a concretização de um sonho que começamos na administração passada. Aprendi que a paciência nos leva a realização de sonhos e nossa equipe é muito comprometida. Essa é uma obra do nosso coração, que tem um carinho especial”, afirma.
A vice-prefeita Adriane Lopes considerou o momento como ímpar para Campo Grande. “É um projeto que fomenta a economia do nosso Município, a nossa cultura. Nos anos anteriores, tivemos turistas de todo o Estado. Isso é desenvolvimento. Cultura também é desenvolvimento. Nos 122 anos da Capital, estamos deixando um legado que jamais será esquecido”.
A área de mais de 15 mil metros quadrados será inteiramente restaurada. Para a primeira-dama, Tatiana Trad, a Cidade do Natal, assim como alegra a Capital em dezembro, vai trazer ainda mais alegria para a população o ano todo. “Hoje é a concretização de um sonho que começamos na administração passada. Aprendi que a paciência nos leva a realização de sonhos e nossa equipe é muito comprometida. Essa é uma obra do nosso coração, que tem um carinho especial”, afirma.

“É um projeto inovador, uma obra rápida, limpa e, principalmente durável. Isso é, não tem necessidade de ano a ano retirar todo o material para ser refeita, ela tem a duração de como se fosse uma obra de alvenaria e tem a durabilidade de no mínimo 10 anos”, explica o sócio-diretor da empresa vencedora da licitação, Elvis Rangel.
A área será destinada à arte e cultura e vai passar a ser destino de lazer o ano todo. “Não será um espaço apenas para o evento de Natal, vai ser um espaço para outros eventos. Vamos mostrar a história e cultura da nossa cidade”, salientou o secretário de Obras, Rudi Fiorese.
Com a revitalização, o destaque vai ficar por conta da regionalidade. A área de alimentação vai receber fachadas que remetem aos prédios históricos, como Morada dos Baís, Colégio Oswaldo Cruz e o Hotel Americano.
A história vai estar presente também no pórtico de entrada, que fará referência à bilheteria da antiga ferrovia. Na praça central, a primeira versão da fonte luminosa da Praça Ary Coelho será a inspiração para a lâmina d´água.
“A Cidade do Natal é um projeto que a população incorporou e a gente precisava dar respostas para aquele espaço que já não tinha condições de continuar. Então, nós trazemos um projeto que remete Campo Grande ao antigo vilarejo, ao início da cidade, e isso é muito importante para os campo-grandenses”, pontua a subsecretária de Gestão e Projetos Estratégicos, Catiana Sabadin.
Ainda vai ter coreto, como o da praça Cabeça de Boi, para shows acústicos e apresentações; e banheiros de alvenaria com acessibilidade. Aliás, todo o espaço será acessível, com rampas e escadas.

O charme a mais ficará por conta da tela digital para projeção de espetáculos e mostras de cinema ao ar livre.
“É extremamente importante ver a Prefeitura trabalhando dessa maneira. Está sendo feita uma verdadeira revolução na cidade, esse projeto tenta resgatar o afeto que cada um tem com Campo Grande e está criando novas oportunidades, o turismo, a economia estão sendo fortalecidos. É uma forma de demonstrar amor não só por Campo Grande, mas por todas as famílias”, citou o secretário adjunto da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Ricardo Senna, que ainda informou, durante o evento, que o Governo do Estado vai prorrogar a concessão do espaço da Cidade de Natal para a Prefeitura.
A previsão de início dos serviços é para a primeira quinzena de setembro e a conclusão em até oito meses.
Fonte:http://www.campogrande.ms.gov.br