Brasil
Não tem o cartão SUS? Saiba como emitir documento e se será exigido para vacinação da covid-19
Pacientes que não tiverem o cartão, podem procurar a unidade de saúde mais próxima
A chegada da vacina contra o coronavírus está cada vez mais próxima e quem está na expectativa pela imunização pode começar a se preparar em Campo Grande. Um documento importante para quem precisa se vacinar é ter o cartão SUS (Sistema Único de Saúde) em mãos e dá até para baixar a versão digital.
O Cartão SUS é importante porque permite que todo o histórico de um paciente na rede pública de saúde seja unificado. Porém, vale ressaltar que por mais que o Cartão SUS seja importante, ele não é obrigatório para a vacinação contra o coronavírus. De acordo com o plano de imunização do governo, todos serão vacinados, mesmo sem documento.
Para receber a dose da vacina contra Covid-19, o paciente só precisa provar que faz parte do grupo prioritário corresponde à fase da imunização. Os grupos priorizados na primeira fase serão os profissionais de saúde e os idosos.
Mas, para quem quiser garantir o Cartão SUS antes da vacinação, basta ir até a unidade de saúde mais próxima. A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) de Campo Grande explica que o morador deve ir a uma unidade de saúde com um documento com foto e o comprovante de residência. Já para quem tem o cartão, mas não está conseguindo encontrá-lo, basta ir até uma unidade de saúde com os documentos pessoais e emitir a segunda via.
“Campo Grande conta hoje com mais de um milhão de cartões SUS, ou seja, uma quantidade maior do que a população do município, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística)”, informou a Sesau.
Outra maneira de ter acesso rápido ao cartão é por meio do aplicativo MS Digital. O paciente pode efetuar o cadastro de novo usuário, acessar “Saúde”, escolher a opção “Cartão SUS Online”, inserir o CPF e salvar a informação se quiser que o aplicativo memorize a informação. Ao clicar em continuar, o cartão do usuário será gerado na tela. A opção é útil para quem perdeu o cartão ou não está com ele em mãos.
FONTE: MIDIA MAX