Não tem o cartão SUS? Saiba como emitir documento e se será exigido para vacinação da covid-19

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp

Pacientes que não tiverem o cartão, podem procurar a unidade de saúde mais próxima

A chegada da vacina contra o coronavírus está cada vez mais próxima e quem está na expectativa pela imunização pode começar a se preparar em Campo Grande. Um documento importante para quem precisa se vacinar é ter o cartão SUS (Sistema Único de Saúde) em mãos e dá até para baixar a versão digital. 

O Cartão SUS é importante porque permite que todo o histórico de um paciente na rede pública de saúde seja unificado. Porém, vale ressaltar que por mais que o Cartão SUS seja importante, ele não é obrigatório para a vacinação contra o coronavírus. De acordo com o plano de imunização do governo, todos serão vacinados, mesmo sem documento. 

Para receber a dose da vacina contra Covid-19, o paciente só precisa provar que faz parte do grupo prioritário corresponde à fase da imunização. Os grupos priorizados na primeira fase serão os profissionais de saúde e os idosos. 

Mas, para quem quiser garantir o Cartão SUS antes da vacinação, basta ir até a unidade de saúde mais próxima. A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) de Campo Grande explica que o morador deve ir a uma unidade de saúde com um documento com foto e o comprovante de residência. Já para quem tem o cartão, mas não está conseguindo encontrá-lo, basta ir até uma unidade de saúde com os documentos pessoais e emitir a segunda via.

“Campo Grande conta hoje com mais de um milhão de cartões SUS, ou seja, uma quantidade maior do que a população do município, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística)”, informou a Sesau.

Outra maneira de ter acesso rápido ao cartão é por meio do aplicativo MS Digital. O paciente pode efetuar o cadastro de novo usuário, acessar “Saúde”, escolher a opção “Cartão SUS Online”, inserir o CPF e salvar a informação se quiser que o aplicativo memorize a informação. Ao clicar em continuar, o cartão do usuário será gerado na tela. A opção é útil para quem perdeu o cartão ou não está com ele em mãos. 

FONTE: MIDIA MAX

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Recentes no Site

Prefeitura de Campo Grande